Política

Sampaio concorrerá em chapa única e demais cargos estão em debate

Segundo o deputado Jânio Xingu (PSB), acordo foi feito entre parlamentares para apoiar o ex-chefe da Casa Civil

O deputado Soldado Sampaio (PC do B) deve concorrer em chapa única para presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A informação foi repassada à Folha pelo vice-presidente da Casa, deputado Jânio Xingu (PSB).

O parlamentar informou que desistiu da sua própria candidatura e que irá apoiar Sampaio na eleição. Ressalta ainda que um acordo feito entre os parlamentares determinou a disputa em chapa única. A mudança só pode ocorrer, segundo Xingu, caso algum deputado ou deputada decidir lançar uma candidatura avulsa para a presidência.

“Consta no regimento que o deputado pode lançar uma candidatura avulsa no momento da eleição, mas entramos em um acordo pela chapa única do Sampaio. Se alguém quiser, pode decidir na hora em disputar a presidência e nós teremos que votar no nome escolhido. Segundo a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o voto deve ser aberto e não secreto como prevê o regimento interno da Casa”, disse Xingu.

O vice-presidente da Casa ressalta ainda que não irá disputar um cargo na nova composição da Mesa Diretora. “Conversei com o governador [Antonio Denarium] antes de tomar a decisão de desistir da candidatura. Entendemos que esse é um momento de harmonia entre os poderes, principalmente neste ano tão difícil de pandemia. Não foi feito acordo desse tipo, vou ficar realizando os meus trabalhos como parlamentar como sempre fiz”, pontuou o parlamentar.

Deputado Jânio Xingu afirmou que desistiu de candidatura (Foto: Supcom ALERR)

DEMAIS CARGOS – Informações obtidas pela FolhaBV apontam que embora tenha um consenso entre os parlamentares para a eleição em chapa única de Sampaio para presidência, os demais cargos da Mesa Diretora ainda seguem indefinidos. A informação é que a disputa para o cargo de 1º Vice-presidente está entre Aurelina Medeiros (Podemos) e Marcelo Cabral (MDB). Outro cargo em discussão é do 1º Secretário entre  Jeferson Alves (PTB) e Evangelista Siqueira (PT).

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA – Um grupo de 16 deputados estaduais assinou um documento convocando sessão extraordinária para nova eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), que deve ocorrer nesta sexta feira (29), às 16h, no Plenário Noêmia Bastos, na Assembleia Legislativa.

Segundo Xingu, o presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD) decidiu que vai presidir a sessão extraordinária desta sexta-feira.

Leia mais: