PELA BR-174

Comissão do Senado aprova criação de rota turística entre Pacaraima e Rorainópolis

A proposta integra os 15 municípios de RR a partir de atrativos ao longo do trajeto estruturado pela BR-174 e rodovias complementares

BR-174, sentido Rorainópolis (Foto: Lucas Luckezie/FolhaBV)
BR-174, sentido Rorainópolis (Foto: Lucas Luckezie/FolhaBV)

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado aprovou nesta terça-feira (13) o projeto de lei que cria a Rota Turística Pacaraima–Rorainópolis (PL 4.728/2024), com o objetivo de integrar 15 municípios de Roraima por meio da BR-174 e rodovias complementares. A proposta segue agora para sanção presidencial.

De autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), o projeto busca incentivar o turismo histórico, ecológico, cultural e gastronômico como alternativa de desenvolvimento econômico e valorização regional. O parecer foi favorável e relatado pelo senador Dr. Hiran (PP-RR).

Para o senador, a medida representa uma alternativa viável de geração de emprego e renda. “Rotas turísticas podem estimular o desenvolvimento econômico e social a partir do fortalecimento do turismo local e das atividades que surgem a partir dele”, destacou Dr. Hiran.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A rota turística, segundo o texto, deverá contar com ações de estruturação, gestão e divulgação dos atrativos ao longo do trajeto, com apoio técnico e financeiro por parte do Executivo federal. A proposta abrange os municípios de Pacaraima, Amajari, Uiramutã, Normandia, Boa Vista, Cantá, Alto Alegre, Bonfim, Mucajaí, Iracema, Caracaraí, São Luiz, São João da Baliza, Caroebe e Rorainópolis.

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) aprovou em decisão terminativa e projeto segue para sanção presidencial. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O que é uma rota turística

Rotas turísticas são trajetos estruturados que conectam localidades com potencial turístico, promovendo a circulação de visitantes de forma organizada. Elas incluem atrativos como paisagens naturais, patrimônio histórico, manifestações culturais e culinária regional.

No Brasil, exemplos consolidados incluem a Rota Romântica (RS), a Estrada Real (MG e RJ) e a Rota das Emoções (MA, PI e CE), que articulam diferentes destinos e geram impacto positivo nas economias locais. Na avaliação de Mecias de Jesus, Roraima tem um potencial turístico imenso, mas ainda “subaproveitado”.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.