Em um ano, mais de 400 mil eleitores voltarão às urnas para escolher quem vai governar Roraima entre 2027 e 2030. Por enquanto, as articulações políticas estão reféns do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em decidir pela cassação ou absolvição do governador Antonio Denarium (Progressistas) e do vice-governador Edilson Damião (Republicanos).
- LEIA MAIS: Cármen autoriza análise de processo de cassação do governador por mais 30 dias e nega vista coletiva
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pelo atual cenário, além do próprio Damião, outros quatro políticos já deram recente demonstração pública ou sinalização a correligionários de que estão dispostos a disputar o Governo do Estado em 2026:
- Dr. Raposo (Progressistas), prefeito de Normandia;
- Juscelino Kubitschek Pereira (PT), ex-presidente do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito);
- Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima); e
- Teresa Surita (MDB), ex-prefeita de Boa Vista.
Edilson Damião
Edilson Damião Lima nasceu no dia 13 de setembro de 1977, em Curitiba. É casado e pai de três filhos. Mora em Roraima desde a década de 1980. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal (UFRR), começou a trabalhar em empresas e construtoras privadas. Na área pública, trabalhou na Secretaria de Obras de Boa Vista.
Foi aprovado no concurso público da Secretaria Estadual de Infraestrutura de Roraima (Seinf), onde ocupou cargos de chefe de divisão e chefiou o Departamento de Estradas e Transportes (Deit). Foi assessor técnico do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do Ministério dos Transportes.
Em 2018, assumiu o cargo de secretário estadual de Infraestrutura pela primeira vez durante a intervenção federal em Roraima. Em 2022, deixou o cargo para disputar a eleição e se tornou o primeiro vice-governador eleito em primeiro turno, na chapa liderada por Denarium.
Dr. Raposo
De origem macuxi, Wenston Paulino Berto Raposo nasceu em 11 de maio de 1978, na comunidade indígena Raposa, área situada dentro do hoje Município de Normandia. É casado e pai de três filhos. É formado em Direito, advogado e ex-técnico judiciário efetivo do Tribunal de Justiça (TJRR). Também já foi aprovado em concursos públicos do Governo, da Prefeitura de Boa Vista e da Polícia Civil (PCRR).
Entrou na política em 2018, quando tentou disputar o cargo de deputado estadual pelo PR (atual PL), mas teve a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral por não comprovar filiação partidária com seis meses de antecedência. Em 2020, Raposo foi eleito prefeito de Normandia pelo PSD e, em 2024, se reelegeu pelo Progressistas.
Nos bastidores, o gestor demonstra disposição para deixar a Prefeitura para disputar o Governo. Assim, ele surge como alternativa no grupo político de Denarium, mas com Damião apoiado pelo governador, Raposo poderia trocar o Progressistas por outra sigla. Com base formada por indígenas, ele cogita articular o apoio do presidente Lula (PT).
Juscelino Kubistchek Pereira
Juscelino Kubitschek Pereira nasceu em Normandia, é advogado e produtor rural. Ele foi presidente do Detran-RR, superintendente estadual do Incra-RR (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), defensor público-geral, consultor geral do TCE (Tribunal de Contas do Estado), secretário de Administração e de Finanças de Alto Alegre, além de procurador regional do extinto Inamps (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social).
O advogado deve ser o nome da federação Brasil da Esperança, formada por PV, PT e PC do B. O grupo diz acreditar que Pereira conhece profundamente a realidade social e econômica do Estado.
Soldado Sampaio
Francisco dos Santos Sampaio nasceu em 12 de maio de 1976, em Pedreiras (MA). É casado e pai de três filhos. É formado em Ciências Contábeis e policial militar. Foi presidente da Associação de Policiais e Bombeiros Militares (APBM).
É deputado estadual desde 2011, com quatro mandatos consecutivos. Também foi secretário chefe da Casa Civil do Governo de Roraima (2021). É presidente da ALE-RR desde 2021, com três biênios à frente do Legislativo.
Sampaio não deve mudar de partido, portanto, pretende ser a opção do Republicanos para disputar o Governo, a depender da definição do cenário.
Teresa Surita
Maria Teresa Sáenz Surita Guimarães nasceu em São Manuel (SP), em 14 de agosto de 1956. É casada com o empresário Marcelo Guimarães, mãe de quatro filhos e avó de cinco netos.
Em Roraima desde 1987, foi primeira-dama enquanto esposa do então governador Romero Jucá, além de coordenadora de Ação Social do Governo do Estado entre 1988 e 1990.
Foi duas vezes deputada federal (1991-1992), cinco vezes prefeita de Boa Vista (1993-1996, 2001-2006, 2013-2020) e disputou o cargo de governadora em duas ocasiões, ficando em segundo lugar em 1998 e 2022.
Foi assessora especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (1999-2000), secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2008-2009) e consultora-geral do Município de Boa Vista (2021).
Teresa Surita espera a definição do processo de cassação de Denarium no TSE para definir se vai disputar o Governo ou o Senado em 2026.