Política

Roraima conta com 157 vereadores

O Dia do Vereador é comemorado nesta sexta-feira, 1º, para homenagear o parlamentar que deve estar mais próximo da população

A Assembleia Legislativa de Roraima concedeu moção de aplauso aos 157 vereadores dos 15 municípios do Estado e entregou a Comenda Orgulho de Roraima, como parte de uma homenagem ao Dia do Vereador, celebrado nesta sexta (1º).

Membro da Câmara Municipal, eleito pelo voto popular para um mandato de quatro anos, o vereador exerce duas funções principais: legislar, representar a sociedade em sua pluralidade de interesses e fiscalizar a atuação do Executivo.

No primeiro mandato como vereadora de Normandia, a indígena da etnia Macuxi Dani Esbell (SD) destaca que a homenagem reconhece os préstimos da vereança na sociedade e facilita o acesso aos meandros do mundo político, a partir dos manuais e planos estratégicos.

“Fico muito feliz com a Assembleia Legislativa nos prestigiar dessa maneira, pois nós somos os ouvidos e a boca da população. Quando a gente entra na política, está cru, sem saber como proceder, como são as leis, o que pode ou não fazer, por isso são muito importantes essas orientações e os planos entregues”, salientou.

Esse é o mesmo sentimento do vereador de Cantá, Ítalo Vogel (PP), também político de primeira viagem. “Eu sou muito jovem dentro da política, por isso qualquer ferramenta que possa contribuir com o meu crescimento, será muito bem-vinda. Além de ajudar o desenvolvimento de Cantá, que é um município carente, mas com muito potencial”, afirmou.

Durante a solenidade, foram entregues os planos Diretor, de Saneamento Básico, de Resíduos Sólidos e georreferenciamento aos gestores municipais.

“O vereador é aquele que está no bairro, na rua recebendo as demandas. Às vezes, a gente não dá valor pela sua limitação de resultados, mas ele passa esses pleitos para outras instâncias de poder, ou seja, é um porta-voz do povo junto à classe política e aos Poderes, por isso essa homenagem de hoje”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (PCdoB).

Elaborados pelo CAM (Centro de Apoio aos Municípios), órgão vinculado à Superintendência de Programas Especiais da Assembleia, que presta assessoramento técnico e legislativo aos Executivos e Legislativos municipais, os documentos criam, por meio de metas e objetivos, uma base de informações qualificadas que orientam o espaço físico, econômico e social do território.