Novo Ano Legislativo

Representantes dos Poderes em Roraima falam em harmonia e independência

Sessão solene foi realizada nessa terça-feira (20) (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
Sessão solene foi realizada nessa terça-feira (20) (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Falas ressaltando a harmonia e a independência entre os poderes marcaram a sessão de abertura do ano legislativo, realizada nessta terça-feira (20) na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) . O evento marca o início dos trabalhos do Legislativo em 2024 após o recesso parlamentar.

A sessão reuniu diversas autoridades, entre as quais o governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), o desembargador do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Almiro Padilha, o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR),

O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), ressaltou a produção alta do Legislativo em 2023 e que a tendência é manter os trabalhos neste ano.

O deputado estadual Soldado Sampaio, presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

“Acho que a fala que representa o sentimento dos meus colegas deputados, é a nossa disposição em defender os interesses da nossa gente, do nosso Estado. Precisamos continuar o diálogo com os Poderes e instituições e, acima de tudo, abrir as portas do Legislativo. Não dá para dialogar de portas fechadas”, disse o deputado

O governador também citou o trabalho conjunto dos Poderes estaduais e municipais em prol do desenvolvimento de Roraima, bem como o “desejo de fazer o Estado ser respeitado e conhecido como um bom lugar para viver e empreender”.

O governador de Roraima, Antonio Denarium (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

O desembargador Almiro Padilha ressaltou a importância da harmonia entre a tríade, para que haja um equilíbrio necessário ao fim comum.

“O sistema de freios e contrapesos idealizados pela Constituição demonstra que os trabalhos do Poderes só se desenvolverão a bom termo se esses órgãos se subordinarem ao princípio da harmonia, que não significa nem o domínio de um pelo outro, nem a usurpação de atribuições, mas, a verificação de que entre eles há de prevalecer consciente colaboração e controle recíproco”, disse

A sessão de reabertura dos trabalhos legislativos foi realizada no Plenário Noêmia Bastos Amazonas. Antes da sessão solene começar, foi feita uma exposição com trabalhos e ilustrações do artista plástico roraimense Augusto Cardoso, que morreu em 2020 por covid-19.

A eleição da para definir a próxima Mesa Diretora da Assembleia para o biênio 2025-2026. Fontes da coluna Parabólica garantem que a reeleição de Sampaio (Republicanos) como presidente do Legislativo pode acontecer ainda essa semana. O próprio admitiu a intenção no final de janeiro, quando disse não ser pré-candidato a prefeito de Boa Vista.