Política

Recursos serão destinados para reforma e ampliação da maternidade

Mesmo antes da crise política que vem açoitando a Venezuela, a Maternidade estava enfrentando graves tribulações

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) apresentou ao orçamento de 2020, um conjunto de emendas dentre as quais destaca-se a que destina recursos para a reforma e ampliação do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré. A emenda prevê o repasse de mais de R$ 7,8 milhões para o Governo do Estado executar a obra.

Mecias de Jesus tem se mostrado preocupado com as dificuldades que aquela unidade vem enfrentando, principalmente depois do grande afluxo de refugiados que a procuram em busca de socorro. “É uma vitória pessoal, pois desde que cheguei ao Senado tenho buscando soluções para os problemas urgentes de Roraima e a atual situação da saúde pública no estado é uma das minhas prioridades”, apontou o senador.

Mesmo antes da crise política que vem açoitando a Venezuela, a Maternidade estava enfrentando graves tribulações, em função do aumento da demanda de serviços pelo crescimento demográfico natural na Capital. Mas, agora, a situação tornou-se insustentável.

A maternidade se encontra à margem de um colapso. Somente no mês de outubro passado, foram realizados 1.069 partos. Desse total, 710 partos aconteceram em condições normais e 359 partos através de intervenção cirúrgica conhecida como cesariana. 40% do total de nascimentos são de filhos de refugiados venezuelanos.

Durante a semana em Brasília, o senador tem buscado socorro em órgãos do Governo Federal, fazendo relatos presenciais do caos que se encontra instalado em Roraima. Sua luta tem rendido frutos, como a emenda que agora conseguiu liberar. Mas ele acredita que a solução final para o drama ainda está longe de acontecer.