Política

Projeto de lei que prevê passe livre para estudantes é retirado de pauta

O autor do projeto de lei nº 090, vereador Mário César, pediu a retirada do documento alegando que estudantes foram barrados na CMBV

O projeto de lei nº 090, que prevê o passe livre nos transportes públicos aos alunos da rede pública e privada de ensino, incluindo estudantes universitários, que seria analisado nesta terça-feira, 15, na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) foi retirado de pauta, por decisão do autor do projeto, o vereador Mário César (PSDB).

A análise do projeto foi motivo de paralisação de motoristas de ônibus e de táxis-lotação na manhã de hoje, o que comprometeu o transporte público à população da Capital. Somente cerca de 30% dos veículos circularam em Boa Vista.

O vereador alegou que retirou o projeto em razão dos estudantes terem sido barrados na entrada do plenário para acompanhar a sessão, o que resultou somente em uma maioria expressiva de representantes dos sindicatos dos motoristas e do táxi-lotação.

A Assessoria de Comunicação da CMBV, no entanto, esclareceu que a medida de impedimento da entrada de demais manifestantes ocorreu em razão da lotação do plenário, que já continha mais de 150 pessoas.

Ainda não há previsão de quando o projeto será posto novamente para análise. No fim da sessão, ainda houve um princípio de confusão entre motoristas e estudantes, que foi rapidamente controlado. O transporte público voltou ao seu funcionamento normal.

ENTENDA O CASO

Os motoristas de ônibus e táxis de Boa Vista paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira, 15, em protesto ao projeto de lei nº 090/2015. Eles alegam que caso o projeto de gratuidade seja aprovado, as empresas de ônibus serão prejudicadas, o que pode resultar em demissões em massa.

O Sindicato dos Taxistas informou que se uniu à paralisãção em forma de apoio aos motoristas de ônibus e como uma forma de repúdio, caso a gratuidade também seja inclusa para os taxistas.

Matéria completa na edição impressa da Folha de amanhã, 16.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.