Política

Presidente da Funai prioriza educação indígena em visita a Roraima

Está programada uma visita à Terra Indígena de São Marcos nesta segunda, 18, para debater as principais dificuldades relacionadas ao ensino na região

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro Gonçalves da Costa, anunciou na manhã de hoje, 18, durante entrevista coletiva no Palácio Senador Hélio Campos, que a principal motivação da visita à Roraima é tratar sobre a educação indígena. A coletiva ocorreu após uma reunião com a governadora Suely Campos, a senadora Ângela Portela e representantes do governo do Estado.

“A presença da Funai em Roraima é pra atender um convite das lideranças indígenas de São Marcos”, relatou o presidente. “Conversamos com a governadora e com a senadora para retomar uma agenda sobre educação”, comentou João Pedro.

Conforme o presidente será realizada uma visita à Terra Indígena de São Marcos, no município de Pacaraima, nesta segunda para debater as principais dificuldades relacionadas à educação na região, além de outros temas relevantes, como a saúde, desenvolvimento sustentável e gestão da terra indígena. O objetivo, segundo ele, é fortalecer as políticas já existentes.

Para a governadora Suely Campos, a visita do presidente é muito bem-vinda considerando que dentro das comunidades indígenas existem 255 escolas e 14 mil alunos. “Ele irá a São Marcos ouvir os povos indígenas e diante disso, vamos ter outra conversa pra afinarmos todos os procedimentos para melhorar a qualidade de ensino das comunidades”, finalizou a governadora.

AGENDA

Nesta segunda-feira, 18, ocorrerá uma visita do presidente à Terra Indígena São Marcos, no município de Pacaraima, região Norte do Estado, motivada pela etapa regional da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, realizada no ano passado.

Na terça-feira, às 19h, o presidente da Funai visitará Pacaraima e depois seguirá ao Centro Makunaima. Em seu último dia em Roraima, João Pedro terá mais uma reunião com a Coordenação Regional da Funai e, às 10 horas, reunião com o Conselho Indígena de Roraima (CIR). A volta a Brasília está prevista para as 12h30.

Matéria completa na edição completa da Folha de amanhã, 19.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.