O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, assinou na noite desta sexta-feira (17) a ficha de filiação ao PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro. A cerimônia no CTG, em Boa Vista, marcou a saída do gestor do MDB, do qual era filiado desde 2020. Mais de 1 mil pessoas participaram da solenidade.
Em entrevista coletiva, o gestor municipal negou rompimento político com a ex-prefeita Teresa Surita (MDB) e o ex-senador Romero Jucá (MDB). Os dois, entretanto, não participaram do evento, mas enviaram assessores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eu sou hoje o prefeito de Boa Vista pela condição que a Teresa me deu pra ser prefeito dessa cidade. Fui secretário dela durante duas gestões, é uma construção pra ampliar o grupo, nos fortalecermos aqui pra gente buscar realmente resultados maiores pra Boa Vista, Roraima e o nosso País”, disse.
Arthur Henrique disse que o momento marca a passagem para “um novo futuro, uma página política diferente” em sua vida. Entretanto, ele despistou sobre a possibilidade de disputar o Governo ou o Senado em 2026.
Fontes garantem que, nos bastidores, o prefeito tem cogitado concorrer ao Senado em 2026. Em outra vertente, na última pesquisa do instituto Real Time Big Data, Arthur aparece na liderança em ao menos dois cenários para o Palácio Senador Hélio Campos.
“Não é um momento em que está sendo lançada uma candidatura, mas é um momento importante de criação e de passagem que nos coloca à disposição pra novos passos políticos no futuro”, declarou Arthur.
O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, disse a sigla apoiará Arthur Henrique em qualquer seja sua decisão: disputar o Senado ou o Governo. “Eu descobri o Arthur, queremos gente com essa aprovação, fazer o partido maior”, disse.
Boas-vindas de Michelle e parlamentares
Em vídeo gravado em Brasília ao lado do prefeito, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro disse que o prefeito abraça as bandeiras da sigla. “Seja muito bem-vindo, prefeito, que Deus possa te abençoar e venha e te conduzir à frente do PL no seu Estado”, disse.
A organização do evento também exibiu vídeos de boas-vindas dos deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e General Girão (PL-RN), e o senador Magno Malta (PL-ES).
Presenças
Ainda estavam no CTG o líder da oposição no Senado e secretário do PL, Rogério Marinho (RN), e os deputados federais Nicoletti (União Brasil-RR), Pastor Diniz (União Brasil-RR) e Giovani Cherini (PL-RS).
Também estiveram os deputados estaduais Armando Neto (PL), Idazio da Perfil (MDB), Isamar Júnior (Podemos), Neto Loureiro (PMB), Marcinho Belota (PRTB) e Rarison Barbosa (PMB), além de vereadores aliados do prefeito.
A cerimônia ainda teve ex-autoridades: o ex-deputado federal Luciano Castro e o ex-vice-governador Paulo César Quartiero.
Quem é Arthur Henrique
Arthur Henrique Brandão Machado nasceu em 19 de agosto de 1981, em Boa Vista. É casado com a secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez, e pai de quatro filhas. Ele começou sua carreira na iniciativa privada, tendo trabalhado em duas gigantes multinacionais: a Siemens e o Capgemini.
Foi secretário municipal de Inclusão Digital (2013-2019) e de Educação e Cultura (2019-2020) na gestão da ex-prefeita Teresa Surita. Dela, foi vice-prefeito (2017-2020) eleito para seu primeiro cargo eletivo, com 121.148 votos (79,39%) concedidos à chapa.
Com o apoio de Teresa e de Romero Jucá, Arthur Henrique foi eleito, em 2020, prefeito de Boa Vista pela primeira vez com 116.792 votos (ou 85,36%, sendo o gestor mais bem votado entre as capitais brasileiras naquele ano).
Em 2023, foi o mais bem avaliado prefeito de capital no Brasil em 2023, com 91,7% de aprovação. Em 2024, se reelegeu 133.180 votos (75,18%) com apoio de Bolsonaro, responsável pela indicação do vice-prefeito Marcelo Zeitoune (PL).