ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

Prefeito e vice eleitos de Alto Alegre são diplomados

Wagner Nunes e Irmão Max, que vão governar a cidade até 31 de dezembro de 2024, estão aptos a serem empossados

O prefeito eleito Wagner Nunes, o vice-prefeito eleito Irmão Max, e a juíza de Alto Alegre, Sissi Schwantes, na cerimônia de diplomação dos candidatos vencedores das eleições suplementares (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O prefeito eleito Wagner Nunes, o vice-prefeito eleito Irmão Max, e a juíza de Alto Alegre, Sissi Schwantes, na cerimônia de diplomação dos candidatos vencedores das eleições suplementares (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A 3ª Zona Eleitoral de Alto Alegre diplomou, na manhã desta sexta-feira (24), o prefeito eleito Wagner Nunes (Republicanos) e o vice-prefeito eleito Irmão Max (Progressistas). Com isso, os gestores que vão governar a cidade até 31 de dezembro de 2024 estão aptos a serem empossados.

“Muito lisonjeado por estar recebendo essa missão do povo de Alegre. E mais feliz ainda porque é o dia do meu aniversário. É um presente que o povo de Alto Alegre nos deu e assumimos hoje a responsabilidade de fazer com que esse Município seja um lugar de oportunidade para todos”, declarou o professor de 47 anos, que encabeçou a coligação Juntos por uma Alto Alegre Melhor.

Autoridades prestigiam diplomação de prefeito e vice-prefeito de Alto Alegre (Foro: Nilzete Franco/FolhaBV)

A cerimônia realizada na sede da Justiça foi presidida pela juíza eleitoral de Alto Alegre, Sissi Marlene Dietrich Schwantes. “A diplomação é o último ato do processo eleitoral”, explicou a magistrada. Segundo ela, os diplomados passam a ter “foro por prerrogativa da função”.

Aos diplomados, o promotor da 3ª Zona Eleitoral, Paulo André de Campos Trindade, pediu maior atenção a políticas públicas para diminuir o analfabetismo na cidade, que tem a maior taxa do Brasil, e ainda combater a corrupção. “Cabe aos senhores virar a página de Alto Alegre. A cidade precisa deixar as páginas policiais para mostrar Roraima e o País que esta é uma terra promissora, de pessoas batalhadoras”, discursou.

O promotor da 3ª Zona Eleitoral, Paulo André de Campos Trindade (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Wagner Nunes e Irmão Max foram eleitos com 4.702 votos (53,60% dos votos válidos) nas eleições suplementares de 28 de abril. Na campanha, eles contaram com o apoio do grupo político do governador Antonio Denarium (Progressistas).

Eles assumirão a cidade, interinamente governada pelo prefeito Valdenir Magrão (MDB), após a cassação do ex-prefeito Pedro Henrique Machado e da ex-vice prefeita Simone Friedrich por corrupção eleitoral em 2020 – Simone, que apoiou a gestão eleita, estava no evento de hoje.

Também estavam presentes o senador Mecias de Jesus (Republicanos), os deputados federais Defensor Stélio Dener (Republicanos) e Pastor Diniz (União Brasil), quatro deputados estaduais, dois prefeitos (Bonfim e Rorainópolis) e a atacante roraimense do Braga (Portugal), Vitória Almeida. Familiares e amigos do prefeito e do vice também prestigiaram a cerimônia.

A atacante roraimense do Braga (Portugal), Vitória Almeida, prestigiou a diplomação do amigo prefeito Wagner Nunes (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A solenidade ainda contou com autoridades de Alto Alegre, como quatro vereadores, o delegado Wesley Costa de Oliveira e o segundo-tenente da PM, Antônio José de Jesus Mourão.

População de Alto Alegre aguarda prefeito eleito em frente à Justiça (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Posse em disputa

A solenidade de posse é alvo de embate entre vereadores aliados do novo prefeito e do prefeito interino. Enquanto a maioria dos parlamentares, que apoiam Wagner Nunes, marcaram o evento para às 14h desta sexta-feira, os aliados de Valdenir Magrão, que voltará a presidir a Câmara, marcaram a cerimônia para 24 de junho.

“Pra alguns vereadores, parece que a eleição ainda não acabou. Nós já fomos eleitos, estamos sendo diplomados hoje, o papel da Câmara é dar posse ao prefeito diplomado e tenho maioria hoje dos vereadores que já comunicaram que vão dar posse. Tenho fé em Deus que, às 14h, a Câmara vai fazer o seu papel”, criticou Nunes.

Quem é o prefeito diplomado

O prefeito eleito de Alto Alegre, Wagner Nunes, discursa após ser diplomado (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Wagner de Oliveira Nunes nasceu em 24 de maio de 1977, na cidade de Governador Valadares (MG). É filho de Sebastião Osorio de Oliveira e Eni Nunes de Oliveira, e tem 14 irmãos. Sua família tem ligação com a Agricultura e mora há mais de 30 anos em Alto Alegre.

Foi secretário municipal de Ação Social e de Meio Ambiente e Turismo, além de chefe de gabinete da Prefeitura do Município. Wagner Nunes disse ter recebido a “bênção” dos pais para entrar na política e “aproveitar a oportunidade de transformar Alto Alegre num Município forte e desenvolvido”.

Ele já disputou cinco eleições, tendo sido eleito uma vez como vereador da cidade para mandato de 2009 a 2013. Em 2020, concorreu para prefeito, recebeu 34,27% dos votos, mas acabou em segundo lugar na disputa vencida por Pedro Henrique Machado (45,68%).

Atualmente, ele é professor de Ensino Fundamental na rede estadual de ensino, produtor rural e está terminando o curso de Engenharia Civil. É casado há 19 anos e tem um filho. À Justiça Eleitoral, ele declarou possuir um imóvel residencial de R$ 300 mil.