Política

“Precisamos discutir garimpo e meio ambiente” diz presidente eleito da ALE

Em coletiva a imprensa ele falou sobre a campanha para prefeitura e sobre as pautas na Assembleia após a posse

Com o maior votação entre os deputados estaduais e eleito por unanimidade com 24 votos para comandar por mais dois anos a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Soldado Sampaio agradeceu o apoio da família, do governador reeleito, Antonio Denarium (PP), dos colegas de Parlamento, tanto aqueles que deixaram o Poder quanto os reeleitos e novatos, e a confiança dada a ele pelos gestores dos demais Poderes.

“Essa construção e esse apoio dos 24 deputados atribuo a Deus, ao reconhecimento de cada um de vocês ao nosso trabalho e à forma como conduzimos esta Casa. Acho que acima de tudo é uma demonstração de reconhecimento por parte dos deputados. Na forma que conduzimos a casa, mas fortalecendo cada parlamentar, cada mandato, cada atuação, um deputado que independente de situação, posição que tem vez e voz. Esse é o dever da mesa diretora de dar transparência e fortalecer cada unidade independente do posicionamento político. Nós temos a votação de maneira unânime na nossa chapa que foi a vencedora agora a pouco”, disse.

Sampaio lembrou que, na legislatura anterior, a Assembleia passou por momentos de instabilidade.

“Conseguimos trazer para esta Casa paz e tranquilidade, debatemos temas importantes em favor do Estado de maneira saudável, democrática, ouvindo os dois lados”, afirmou, reafirmando o compromisso de fortalecer o Poder Legislativo perante a sociedade e manter a gestão transparente e mais próxima da população.

Em conversa com a imprensa, Sampaio garantiu que vai trabalhar para o bem de Roraima e garantiu que a Assembleia continuará independente.
“Vamos manter a convivência harmônica com os demais poderes e instituições, e tudo aquilo que for de interesse do judiciário, do executivo, e que contempla os assuntos da sociedade, terá um amparo dos deputados”

 Sampaio também disse que o governo Denarium terá apoio da Assembleia para o que for importante.

“Com certeza terá o debate e a discussão necessária e o apoio dessa casa nas votações. Vamos dar continuidade ao nosso trabalho enquanto presidente da mesa diretora. Assumimos a cada dois anos atras em um momento de dificuldades, difícil, muita turbulência do Poder Legislativo, conseguimos harmonizar e pacificar a casa e conseguimos desenvolver o papel do poder legislativo na sua essência, deixando a casa transparente e a disposição da sociedade”

 Para Sampaio hoje é um ambiente completamente diferente do que foi vivenciado há quatro anos atrás. 

“Era um momento de insegurança, instabilidade, crise econômica, crise financeira. Hoje estamos virando, fechando esse ciclo, num ambiente completamente diferente do que estava quatro anos atrás. E queremos daqui a quatro anos estarmos ainda melhores que estamos hoje”. 

Entre os temas que devem ser discutidos, Sampaio falou sobre a questão ambiental e o garimpo.

“Temos discussões importantes, a questão ambiental, a gente precisa se posicionar nesse contexto nacional que está tendo. Nós temos aí a questão do garimpo, que é um problema sério a ser enfrentado, mas não podemos retroceder em hipótese alguma do desenvolvimento econômico do estado de Roraima, que hoje produz milho, feijão, soja, nossa agricultura familiar a todo vapor, a agricultura familiar indígena também a todo vapor, mas não podemos hipótese alguma admitir nenhum retrocesso nessa área tem gerado emprego pra nossa gente, gerado renda”

Sobre a possibilidade que se ventila nos bastidores dele ser candidato a Prefeitura de Boa Vista em 2024, Sampaio afirmou que faz parte de um grupo político. 

“Faço parte de um partido que é o Republicanos e meu nome está à disposição do partido, mas isso é uma discussão a ser amadurecida pelo partido, pelo grupo político que a gente faz parte’.