Política

Prazo de entrega da reforma administrativa é novamente prorrogado

Anúncio feito mês passado pela Casa Civil é de que proposta seria encaminhada à Assembleia ainda em junho

No mês passado, a Casa Civil do Governo do Estado garantiu que o projeto de reforma administrativa, anunciado há cerca de nove meses, seria encaminhado até o final de junho para a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), antes do recesso parlamentar. No entanto, já em julho, a proposta ainda não chegou na Casa do Poder Legislativo.

À Folha, o governador do Estado, Antonio Denarium (PSL) informou novamente que o texto já está pronto, porém agora será discutido primeiro junto aos secretários de Estado, possivelmente, para afinar as medidas que serão abordadas na proposta.

Depois da conversa com os secretários, a proposta deve ser discutida junto aos deputados estaduais que compõem a base do Governo na Assembleia Legislativa, para depois ser efetivamente encaminhada à Casa.

“A reforma administrativa já está pronta e vamos apresentar agora para todos os secretários e para a nossa base de deputados estaduais. Em um curso espaço de tempo estaremos entregando o projeto definitivo para aprovação na Assembleia Legislativa”, informou Denarium. “O projeto vai ser encaminhado nos próximos dias”, completou.

Considerando que no mês de julho o parlamento está em período de recesso, a previsão agora é que o projeto seja discutido somente no retorno das atividades parlamentares, a partir de 01 de agosto.

PROJETO – A proposta de reforma administrativa foi anunciada em novembro pelo governador Antonio Denarium (PSL) ainda no papel de interventor federal. Na época, Denarium informou que o projeto de redução de estruturas e gastos da máquina pública estava previsto para ser apresentado até o dia 05 de dezembro, com a revisão de secretarias e fusão de alguns órgãos.

Em dezembro, o governo anunciou a união das secretarias de Administração e Planejamento; da secretaria de Agricultura junto às pastas do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Instituto de Terras, além de uma única pasta de Segurança Pública. Outro anúncio foi de que departamentos com status de secretaria passariam a ser diretorias, adiantando ainda que a Universidade Virtual de Roraima (Univirr) passaria a compor parte da Secretaria de Educação; que a Rádio Roraima seria uma diretoria da Secretaria de Comunicação e que o Cerimonial faria parte da composição da Casa Civil.

Em fevereiro, já como governador, Denarium anunciou a redução do número de secretarias de 37 para nove, entre efetivas e extraordinárias. Em março, o secretário-chefe da Casa Civil, Disney Barreto, informou que a expectativa é que o novo organograma governamental fosse encaminhado ainda em março para a Assembleia. No fim de abril, em entrevista à Folha, o governador informou que o projeto de reforma administrativa já estava concluído, faltando apenas ser formatado em projeto de lei. (P.C.)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.