APÓS SABATINA

Plenário analisa indicação de senador para o TCE nesta quinta

Caso os deputados aprovem a indicação, Mecias de Jesus poderá renunciar ao mandato para nomeação do governador e cerimônia de posse na Corte

O senador Mecias de Jesus após sabatina na Assembleia (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O senador Mecias de Jesus após sabatina na Assembleia (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), vai reunir o plenário às 15h desta quinta-feira (21) para analisar a indicação do senador Mecias de Jesus (Republicanos) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Caso os deputados aprovem a indicação enviada por Antonio Denarium (Progressistas), Mecias poderá renunciar ao mandato para nomeação do governador e cerimônia de posse na Corte.

Assim, a primeira suplente Roberta Leontina Xisto Acioly herdará a vaga dele no Senado. Ademais, o senador terá mais de 11 anos para ficar no TCE, uma vez que a legislação exige que conselheiros se aposentem compulsoriamente aos 75 anos.

Após sabatina em reunião fechada na sala anexa ao plenário, Sampaio afirmou que o parlamentar federal atende todos os requisitos para assumir a vaga aberta após a aposentadoria de Manoel Dantas e disse acreditar que o plenário irá aprovar a indicação por unanimidade.

“Ele tem formação superior, pós-graduação, 24 anos de parlamentar nesta Casa, presidente da Assembleia, assim como também foi secretário de Governo, foi vereador e senador da República”, pontuou o presidente da Casa.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Por sua vez, Mecias de Jesus se diz preparado para ajudar o TCE em seu papel de orientação técnica aos gestores públicos.

“A minha vida toda foi um preparo constante. Tenho 32 anos de mandato eletivo, de vereador, seis mandatos de deputado estadual, quatro vezes presidente da Assembleia Legislativa e agora sete anos no Senado da República”, declarou.

Ademais, o senador negou que houve uma “troca de favores” com Denarium em possibilidade sua indicação ao TCE.

“Certamente, alguém pensa que tudo na política é troca de favor. Não existe isso. Existe reconhecimento também, e eu agradeço muito ao governador e à Assembleia Legislativa pelo reconhecimento do trabalho que eu fiz pelo Estado”, disse.

Além disso, Mecias de Jesus, um dos principais líderes da política roraimense atual, afirmou que “muitos prefeitos, deputados estaduais, federais” podem herdar seu papel. Por fim, reforçou seu apoio a Denarium como pré-candidato ao Senado em 2026.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.