Política

'Partidos de centro ganharão mais apoio popular' diz Ramos

Cientista político Roberto Ramos fez análise sobre mudanças no cenário político

O professor e doutor em ciência política, Roberto Ramos, foi um dos entrevistados no Programa Agenda da Semana, na Folha FM nesse domingo (31). O tema foi o cenário político nacional e estadual e as mudanças na Presidência da Assembleia Legislativa de Roraima e também na Câmara dos Deputados que deve ocorrer nessa segunda-feira, dia 01.

“É muito importante que o poder executivo, seja ele no setor municipal, estadual e federal, tenha uma afinidade com o legislativo, embora ele seja independente, para que seus projetos sejam colocados em pauta e que tenha um resultado positivo. O emprenho do Governo Federal é de garantir que suas propostas e orçamento público sejam aprovados no parlamento” explicou.

De acordo o professor, o método é válido, o que deve ser observado é a forma que o processo é realizado. “Na outra ponta, existem legisladores que querem ganhar as próximas eleições, e se puderem perceber uma fragilidade do governo, que podem ser transferidas para as suas bases eleitorais, e que resulte em vitória dele, o parlamentar vai procurar fazer isso” disse.

Para o cientista, partidos que caminharem para a representatividade do centro poderão ter maior apoio popular. “Por que irão fugir do extremismo que vem sendo colocado, seja do campo da direita ou da esquerda” ressalta.

No cenário estadual, Ramos diz que ainda não é possível analisar quais serão os resultado das mudanças na ALE.

“Observando os governos anteriores, eu diria que apenas o governo da Suely Campos enfrentou dificuldades no parlamento estadual, ela passou parte do governo dela sem constituir maioria, o atual governador também enfrentou essa dificuldade por pouco afinamento com o ex-presidente da casa, é sempre importante ter um governo próximo do legislativo, mas se isso irá se transformar em políticas públicas efetivas ainda não dá para saber. Politicamente, é possível dizer que agora governo terá apoio do poder legislativo estadual e municipal, mas não sabemos se isso será de ganho eleitoral” explicou.

Confira a entrevista na íntegra:

Leia mais:

Soldado Sampaio é o novo presidente da ALE-RR – Folha de Boa Vista