CONTEÚDO PATROCINADO

Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima é referência em bons resultados

Ouvidorias estudantis, implementadas pelo órgão do Legislativo, apresentaram demandas, que foram articuladas pela Casa

Conteúdo Especial

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE RORAIMA
Alunos são escolhidos como ouvidores em espaço de escuta nas unidades de ensino – Foto: Eduardo Andrade/ SupCom ALERR
Alunos são escolhidos como ouvidores em espaço de escuta nas unidades de ensino – Foto: Eduardo Andrade/ SupCom ALERR

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Ouvidoria-Geral, segue atuando para beneficiar a população. O órgão da Casa auxiliou estudantes de duas escolas a reivindicarem a cobertura de uma quadra poliesportiva e a reforma de uma unidade de ensino, articulando reuniões e cobrando por meio de documentos oficiais.

Todo o processo ocorreu no escopo do Projeto Ouvidoria Estudantil, que consiste em abrir espaços de escuta nas escolas do Estado. A implementação é efetivada com o suporte das equipes do Legislativo roraimense, que continuam dando assistência aos alunos para solucionar os problemas da comunidade escolar. O projeto da Assembleia Legislativa de Roraima, criado em 2023, já foi elogiado em um encontro nacional de ouvidorias.

Deputado Soldado Sampaio é presidente da Assembleia Legislativa de Roraima – foto: Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

“Nosso objetivo, enquanto Poder Constituinte, é melhorar a vida das pessoas. Sabemos da importância da educação para o futuro de nossas crianças e adolescentes, e ver que esse trabalho, liderado pelo deputado Isamar Júnior, está gerando resultados, nos faz entender que estamos no caminho certo. A Ouvidoria-Geral, os setores da Casa, os programas sociais são desenvolvidos para aproximar o parlamento da população, discutindo suas demandas e trabalhando para atender suas necessidades”, enfatizou o presidente do Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

Atualmente, oito escolas participam do projeto Ouvidoria Estudantil, sendo três em Boa Vista e cinco no interior de Roraima, nas cidades de Alto Alegre, Amajari (uma na sede e outra em comunidade indígena), São Luiz do Anauá e Caracaraí.

Escola Estadual Gonçalves Dias está em reforma, resultado de articulação da Ouvidoria-Geral do Poder Legislativo – foto: Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

Boa Vista

  • Escola Estadual Gonçalves Dias
  • Escola Estadual Mário David Andreazza
  • Escola Estadual Professora Maria Neves Rezende
  • Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencout
  • Escola Estadual Militarizada Vitória Mota Cruz
  • Escola Estadual Lobo D’almada

Alto Alegre

  • Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira

Amajari

  • Escola Estadual Ovidio Dias De Souza
  • Escola Estadual Indígena Santa Luzia (Comunidade Três Corações)

Caracaraí

  • Escola Estadual Presidente Castelo Branco

Caroebe

  • Escola Estadual Tereza Teodoro De Oliveira
  • Escola Estadual Vidal Da Penha Ferreira

São Luiz do Anauá

  • Escola Estadual Militarizada João Rodrigues Da Silva

Escola indígena em Amajari

Na Escola Estadual Indígena Santa Luzia, em Três Corações, Amajari, alunos e professores solicitaram intervenção da Ouvidoria-Geral em maio de 2024. O setor enviou documentos à Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) para apresentar a demanda e cobrar uma solução imediata, já que o teto da quadra havia caído há um tempo. Em resposta, a pasta afirmou que abriria uma licitação para que uma nova cobertura fosse feita, o que ocorreu em meados de setembro do ano passado.

Deputado Isamar Júnior é ouvidor-geral do Poder Legislativo – foto: Jader Souza/ SupCom ALERR

“A Escola Indígena Santa Luzia foi uma das primeiras a implantar a Ouvidoria Estudantil, através do projeto Ouvidoria Itinerante, que leva informações sobre a Ouvidoria-Geral do Poder Legislativo a todos os municípios de Roraima, com o intuito de abrir novos espaços de escuta ativa. Já na primeira visita, os estudantes trouxeram essa demanda e começamos a trabalhar nela. Isso mostra que a população pode confiar na Assembleia Legislativa, somos um braço importante em defesa da sociedade”, reforçou o ouvidor-geral, deputado Isamar Júnior (Podemos).

Gestora Rosangela Pedrina agradeceu à Ouvidoria-Geral – foto: Daniel Berg/Ascom Parlamentar

Gestora da unidade, Rosangela Pedrina Moraes Santana reconheceu o empenho da Ouvidoria-Geral em auxiliar na resolução do problema. “Gostaria de agradecer às equipes da Assembleia Legislativa que vieram com a gente, nos ajudaram a criar a Ouvidoria Estudantil, por meio da qual solicitamos a cobertura da nossa quadra, que havia caído devido a uma forte ventania. E hoje podemos ver que nossa quadra está boa, funcionando”.

Tem reforma na capital!

Em Boa Vista, o projeto nas escolas também tem gerado bons resultados. Na unidade de ensino Gonçalves Dias, as obras de revitalização, que estavam paradas há anos, voltaram a todo vapor após o setor legislativo articular reuniões e cobrar a reforma para que os alunos tivessem um espaço melhor para estudar. A demanda foi protocolada em março de 2024, com retorno das obras em meados de outubro.

Diretor da Ouvidoria-Geral, Manoel Batista – foto: Nonato Sousa/ SupCom ALERR

“A escola foi a primeira a implantar a Ouvidoria Estudantil na capital. Eles tinham um grêmio e, depois de um primeiro contato, pediram para que nós voltássemos para iniciar as atividades da ouvidoria. Com isso, a principal demanda foi trazida: que era a reforma da escola, pela qual aguardavam há sete anos, por causa de um entrave entre a escola, o Estado e a empresa. Trouxemos os alunos até a Assembleia, levamos até o presidente Soldado Sampaio e ao secretário de Educação, e agora temos as obras em andamento”, detalhou o diretor da Ouvidoria-Geral, Manoel Batista.

Kaled Lima é o atual ouvidor estudantil da Escola Gonçalves Dias – foto: Daniel Berg/Ascom Parlamentar

O aluno Kaled Lima, atual ouvidor na Gonçalves Dias, disse “que o projeto é muito importante para discutir os problemas da escola, sendo que um dos trabalhos que conseguimos foi a reforma, que era prometida, prometida, e nunca era cumprida, e agora vemos esse grande resultado”.

Precisa da Ouvidoria?

Quem deseja conhecer o trabalho da Ouvidoria-Geral, pode acessar o site do parlamento ou se dirigir até a sede da instituição, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida, zona norte de Boa Vista. Os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Já em Rorainópolis, o núcleo funciona na Rua Maranhão com a Ulysses Guimarães, s/n, nos mesmos dias e horários. O atendimento virtual pode ser feito pelos números (95) 98402-2474, em Boa Vista, e o (95) 98402-7039, em Rorainópolis, ou ainda via e-mail.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.