O empresário Oreste Aguiar, de 46 anos, será empossado vereador de Boa Vista com a vacância do cargo resultante da morte de Tuti Lopes (Podemos). Em luto oficial, a Câmara Municipal ainda definirá a data da cerimônia.
Antonio Oreste Aguiar nasceu em Ubajara (CE) no dia 4 de julho de 1979, e mora em Boa Vista desde 2 de dezembro de 1996. É casado e pai de três filhos. Formado em Administração pelo Centro Universitário Uniseb (CE), ele é proprietário de um supermercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele ingressou na política em 2018, quando disputou o cargo de deputado estadual pelo PTC. Entretanto, com 1.531 votos, ficou como quarto suplente da coligação formada por sete partidos (PSL, PRB, PTC, PRP, Pros, PSC e PPL).
Oreste tentou novamente o cargo dois anos depois pelo PSC, mas ficou como primeiro suplente da vaga obtida por Isamar Júnior (PSC) ao receber 2.297 votos.
Em 2024, se filiou ao Podemos e decidiu disputar o cargo de vereador de Boa Vista pela primeira vez, mas ficou como primeiro suplente com 1.881 votos.
“Eu já vinha em uma crescente de votos e vi uma oportunidade de disputar uma vaga para vereador que, até então, eu nunca tinha concorrido”, disse.
Na Câmara, Oreste Aguiar prometeu defender os interesses da área empresarial e que vai avaliar “com calma” se pretende continuar alguns projetos de Tuti Lopes.
Identificado com ideologia conservadora, o suplente disse que ainda não tem posição sobre integrar a base do prefeito Arthur Henrique (PL) na Casa.