Política

OAB acompanha debate e garante isenção na análise dos direitos de resposta

Durante as quase três horas de discussões, com confronto direto entre os candidatos, houve três pedidos de direito de resposta

O debate realizado na manhã deste domingo, 18, pelo Grupo Folha de Comunicação e TV Cultura Roraima, com os candidatos a governador de Roraima, foi acompanhado pela OAB Roraima, a convite dos organizadores do evento, para deliberar sobre os pedidos de direito de resposta.

O presidente da OAB, Ednaldo Vidal, designou para acompanhar o debate os advogados André Luís Galdino e Thayla Camargo, que integram a Comissão Eleitoral da entidade, criada para acompanhar o pleito 2022. 

Durante as quase três horas de discussões, com confronto direto entre os candidatos, houve três pedidos de direito de resposta, suscitados por Teresa Surita, Fábio Almeida e Juraci Escurinho. 

A comissão, que também tinha a participação de advogados do Grupo Folha, concedeu um direito de resposta, para a candidata Teresa Surita, que teve dois minutos para esclarecer acusações feitas pelo candidato Fábio Almeida, que posteriormente usou do seu tempo de resposta normal para voltar ao tema da controvérsia: saneamento básico e a suposta privatização da Caer. 

André Luís Galdino destacou que os debates são importantes para que haja lisura, transparência e até uma imparcialidade nas eleições. “A OAB é uma instituição que tem esse compromisso com a democracia e vem acompanhando o pleito não só nos debates mas junto ao Tribunal Regional Eleitoral”. 

Ele explicou que no calor dos debates é comum que o candidato ou seus assessores entendam que há questões que devem ser esclarecidas por direito de resposta, mas nem sempre é o caso. Então ali, a participação nossa enquanto representante da advocacia roraimense, foi justamente pra garantir que esses pedidos fossem analisados o mais friamente possível”, ponderou.