Fachada da entrada de São Luiz do Anauá (Foto: Arquivo FolhaBV)
Fachada da entrada de São Luiz do Anauá (Foto: Arquivo FolhaBV)

O Ministério Público (MPRR) recomendou que a Prefeitura de São Luiz do Anauá (RR) suspenda imediatamente as construções e ocupações em áreas públicas no bairro Morbatlântida, na continuação da avenida Boa Vista e da rua 08.

A gestão de Chicão (Progressistas) tem dez dias para informar ao MPRR as medidas que adotará para cumprir a recomendação. Em caso de descumprimento, o órgão poderá acionar a Justiça para reconhecer improbidade administrativa do gestor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A recomendação de terça-feira (21) também pede que o Município anule as doações dessas áreas a particulares e suspenda os atos administrativos que autorizaram as transferências.

Para o órgão, não há lei específica que permita a retirada das áreas de uso público, como determina a legislação.

O MP expediu o documento após denúncia de que as vias haviam sido fechadas para doação e construção de residências. Para ele, a situação representa possível desvio da finalidade de bens públicos.

A promotora de Justiça, Nayra Brandão, destacou que o fechamento de ruas ou a doação de bens públicos “é ato excepcional que exige autorização por meio de lei municipal e deve ser fundamentado e comprovado interesse público, não podendo servir ao mero interesse de particulares”.

“Temos a existência de informações conflitantes, onde foi relatada a oposição da comunidade ao fechamento das ruas, enquanto o Município alegou ter havido diálogo com os moradores e apoio à medida, sem, no entanto, apresentar qualquer registro que comprove a participação popular no processo decisório”, disse.

Com a palavra, o prefeito

A Folha BV procurou o prefeito sobre o caso e aguarda retorno.