Política

Médica é nomeada nova adjunta da Saúde

Com a atual nomeação, sobe para sete os nomes de gestores da Sesau nos últimos oito meses, entre titulares e adjuntos

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) sofreu nova mudança na gestão. Conforme o decreto nº 1558-P, divulgado no Diário Oficial do Estado, foi nomeada como secretária adjunta a médica Patrícia Renovato de Oliveira Freitas.

Em nota, a secretaria informou que Patrícia se graduou em Medicina no ano de 2005 e é especialista em clínica médica e medicina de urgência. Também exerceu a função de Coordenadora Geral da Atenção Especializada em março deste ano e atuou no Hospital Geral de Roraima, no Pronto Socorro e na Unidade de Terapia Intensiva, até assumir a Secretaria adjunta da Saúde de Roraima.

Vale ressaltar que Patrícia é esposa de Márcio Antônio de Oliveira, atual Diretor do Museu Integrado de Roraima, também membro da equipe do Governo do Estado.

A nomeação de Patrícia acontece após a exoneração do ex-secretário adjunto da Sesau, Elias Carvalho. O médico, que também é empresário, solicitou a exoneração ao governador Antonio Denarium (PSL) sob alegação de motivos pessoais.

Em comunicado publicado pelo ex-secretário, Elias agradeceu a temporada em que esteve à frente da Sesau e informou que irá se dedicar a sua vida de empresário. “Estou com projetos novos. Minha clínica de estética demanda muita dedicação e tempo, mas estamos juntos no Hospital Geral de Roraima (HGR) e onde for preciso para solucionarmos ou ajudar a amenizar os problemas da saúde, pois esta é coisa séria e precisa ser tratada com zelo, carinho e responsabilidade”, declarou em suas redes sociais.

NOMEAÇÕES – Com a atual nomeação, sobe para sete o número de nomes de gestores da Sesau nos últimos oito meses, entre titulares e adjuntos. Ainda na época da intervenção federal, em novembro de 2018, o governador Antonio Denarium nomeou o médico Ailton Wanderley para ocupar a Sesau. 

Em abril, Ailton saiu da pasta após denunciar um suposto esquema de corrupção implantado na saúde, envolvendo empresas terceirizadas ligadas a políticos do Estado. 

Em seu lugar foi nomeado o coronel do Exército Brasileiro, Élcio Franco, para atuar como titular da pasta. O militar era natural de Minas Gerais e estava em Roraima desde dezembro passado, quando começou a intervenção federal.

No período de dois meses à frente da Sesau, a gestão de Franco foi marcada por denúncias de falta de materiais, equipamentos e profissionais de saúde, na Capital e no interior do Estado, além do pedido de intervenção federal no Hospital Geral de Roraima pelo Ministério Público de Contas de Roraima (MPC-RR).

No mesmo período, foi pedida a prorrogação do estado de calamidade pública na saúde pelo governador Denarium e a criação de uma comissão para apurar a responsabilidade de servidores frente às reclamações dos usuários das unidades hospitalares da rede estadual.

Em junho, o governador exonerou Élcio e nomeou a atual secretária de saúde, a advogada Cecília Smith Lorezon. Ela ocupava o cargo de vice-presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), além de ser professora de Direito em uma instituição de ensino superior. 

Também em junho, foi exonerado o secretário-adjunto de Saúde, Eduardo José Cunha Morais, a pedido do próprio servidor. Já em julho deste ano, Denarium nomeou Francisco Monteiro Neto como novo-secretário adjunto da Sesau, cargo que também ocupa até hoje, agora, ao lado de Patrícia. (P.C.)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.