
O governador Antonio Denarium (Progressistas) nomeou, nesta quinta-feira (15), Mecias de Jesus como conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-RR). A nomeação ocorre quase cinco meses após a Assembleia Legislativa (ALE-RR) aprovar a indicação do senador para o cargo.
Assim, a Corte tem 60 dias para marcar a posse do substituto de Manoel Dantas – que se aposentou em junho passado -, e o prazo pode ser prorrogado. Enquanto isso, Mecias continua no Senado. O tribunal está desde junho passado com seis conselheiros e um cargo vago.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para assumir o cargo, Mecias terá que renunciar a um mandato de quase oito anos no Senado. Em seu lugar, irá assumir a primeira suplente Roberta Acioly. A cirurgiã dentista e ex-vereadora de São Luiz do Anauá (RR) poderá concluir o mandato em fevereiro de 2027.
Como conselheiro, Mecias de Jesus poderá permanecer no cargo até os 75 anos, limite legal para aposentadoria compulsória.
Ele receberá salário de R$ 41.845,49 para exercer a missão de fiscalizar as contas públicas para que o dinheiro público seja usado de forma correta e transparente.
Quem é Mecias de Jesus
Antonio Mecias Pereira de Jesus nasceu em 8 de fevereiro de 1962, em Graça Aranha (MA). Aos 12 anos, se mudou para Roraima, fixando residência em São João da Baliza.
Formado em Gestão Financeira, foi vereador do Município que o acolheu e deputado estadual por seis mandatos consecutivos. Foi o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) com mais mandatos, somando oito anos no cargo.
Em 2018, foi eleito senador com 85.366, deixando o arquirrival Romero Jucá (MDB) em terceiro e sem mandato após 24 anos.
Mecias de Jesus é pai do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-deputado federal Jhonatan de Jesus, além de aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.