Política

Mecias de Jesus anuncia mais uma etapa vencida do Linhão de Tucuruí

O parlamentar comemorou assinatura do termo aditivo do contrato para construção da linha de transmissão

Mecias de Jesus anuncia mais uma etapa vencida do Linhão de Tucuruí Mecias de Jesus anuncia mais uma etapa vencida do Linhão de Tucuruí Mecias de Jesus anuncia mais uma etapa vencida do Linhão de Tucuruí Mecias de Jesus anuncia mais uma etapa vencida do Linhão de Tucuruí

O senador Mecias de Jesus anunciou na quarta-feira (22), a notícia de que a TransNorte Energia assinou contrato com a Aneel, referente ao Primeiro Termo Aditivo do Contrato de Concessão do Linhão de Tucuruí, no trecho que liga Manaus a Boa Vista.

Segundo Mecias, o anúncio feito ao mercado na última sexta-feira (17), deixa claro, que o estado de Roraima vai ser, finalmente, integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). “O aditivo garantiu o aumento da Receita Anual Permitida, alterações no cronograma de obras, bem como a extensão do prazo para a entrada em operação comercial do empreendimento, previsto para 36 meses, depois da emissão da Licença Ambiental de Instalação”, explicou.

A única exceção é o compensador da Subestação Boa Vista que já se encontra em funcionamento. “Vamos conseguir alcançar tal objetivo, que é levar energia elétrica segura para Roraima, promovendo o desenvolvimento e melhor qualidade de vida para todos os moradores. Desde a sua criação, Roraima tem vivido apenas na expectativa de promessa nunca cumprida, mas, agora, o sonho começa a se materializar”, acredita Mecias de Jesus.

A linha de transmissão de energia elétrica, entre Manaus e Boa Vista, compreende dois trechos numa extensão total de 715 quilômetros. O primeiro trecho irá alcançar a subestação que ficará localizada na comunidade Equador, no município de Rorainópolis. A subestação de Equador terá um potencial de 500 quilovolts. “O Linhão de Tucuruí, como se sabe, foi licitado, mas ficou parado durante anos, com promessas vazias e utilizado como moeda de troca eleitoreira, por políticos à época que de fato não se importavam com o povo roraimense”, disse o senador.

Mecias de Jesus lembrou ainda que já foi dada a autorização pela etnia indígena Waimiri-Atroari, para que o Linhão de Tucuruí passe por suas terras, e a expectativa é que tudo será resolvido em breve, para que a população de Roraima possa ser beneficiada com energia elétrica segura e mais barata. “A participação de todos os pares do Congresso Nacional foi primordial, quando tivemos a aprovação da minha Emenda à Medida Provisória de privatização da Eletrobras, autorizando o início imediato das obras do Linhão de Tucuruí pelo Governo Federal”, afirmou.

O senador disse que está acompanhando todas as etapas da construção do Linhão, que é um trabalho de engenharia cheio de detalhes, e que trará a independência energética para Roraima e mais benefícios para a população. “Um dos compromissos que assumi, ao longo da campanha eleitoral de 2018, foi o de lutar pela solução do problema energético de Roraima. Com fé em Deus, iremos realizar tal conquista! Tudo agora se resume a uma questão de tempo. O trabalho está aí, à vista de todos, a pleno vapor”, concluiu o senador Mecias de Jesus.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.