O partido Avante oficializou nesta sexta-feira (15) a filiação de Mauro Asato, de 67 anos, em ato que oficializou o médico infectologista como pré-candidato ao Senado nas eleições de 2026. O evento contou com centenas de apoiadores no auditório da Faculdade Cathedral, em Boa Vista.
Sem citar o governador Antonio Denarium (Progressistas) como favorito da primeira vaga ao Senado, o presidente estadual do Avante, Jalser Renier, disse acreditar na eleição de Asato como o nome do “segundo voto”, ao traçar um panorama histórico dos pleitos em Roraima.
“Sempre o povo dá o voto pro senador a uma pessoa que realmente merece. Não tenho nenhuma dúvida que agora não será diferente com o nosso pré-candidato ao Senado”, disse o ex-deputado, que antecipou o objetivo de eleger até dois deputados federais e até três estaduais em 2026.
A organização do evento também exibiu um vídeo com depoimentos de amigos e admiradores de Mauro Asato, entre eles, o ex-vice governador Frutuoso Lins e o ex-governador Neudo Campos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Responsável por trazê-lo ao Estado em 1995, Campos, ao lado de Asato, o agradeceu por “tudo de bom que ele fez pelo povo” do Estado.
Em entrevista, o infectologista antecipou que pretende priorizar a educação, a infraestrutura e a agricultura familiar.
“[Em nosso plano de pré-campanha], precisamos trabalhar pelo escoamento dos nossos produtos de agronegócio”, declarou
Quem é Mauro Asato
Mauro Shosuka Asato nasceu em 27 de dezembro de 1957, em Presidente Prudente (SP). É casado e pai de três filhos. É formado em Medicina, com especializações em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Saúde Pública, Medicina do Trabalho e Hematologia e Hemoterapia.
Desde 1995, Asato é médico do Hospital Geral de Roraima (HGR) e professor do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), onde coordena a residência médica.
No Estado, foi diretor do Hemocentro e secretário estadual de Saúde e, atualmente, é conselheiro do Conselho Regional de Medicina (CRM-RR).
Como infectologista, Mauro Asato se notabilizou por trabalhar na linha de frente contra a pandemia da Covid-19. Em 2021, ele ficou 28 dias internado por infecção pela doença.