O vereador Marcelo Nunes
O vereador Marcelo Nunes - 06.05.2025 - (Foto: Reynesson Damasceno/CMBV)

O governador em exercício Edilson Damião (Republicanos) nomeou Marcelo Nunes (PDT) como o primeiro presidente do Instituto de Desporto, Juventude e Lazer (IDJuv). Com a nomeação, ele se licencia automaticamente do cargo de vereador de Boa Vista. Assim, o primeiro suplente conhecido como Delegado Francisco (PDT), que recebeu 1.683 votos em 2024, herda o cargo na Câmara.

À Folha BV, o primeiro presidente da autarquia disse saber das necessidades do segmento e prometeu buscar atendê-las dentro do possível.

“Dentro das possibilidades desse instituto, quero atender todas as necessidades em termos de competições, capacitações, de formação de novos atletas, das escolinhas de iniciação esportiva, esporte de alto rendimento, apoio às federações, incentivo ao paradesporto e o lazer pra sociedade roraimense de uma maneira geral. Queremos transformar o Parque Anauá, que passa por uma grande reforma, em uma referência para o nosso esporte”, declarou.

O que é o IDJuv

O IDJuv foi criado em 29 de dezembro através de lei aprovada pela Assembleia Legislativa (ALE-RR) e sancionada pelo governador Antonio Denarium (Progressistas). A criação do órgão atende uma demanda de diversos desportistas locais.

Dos objetivos do IDJuv, estão:

  • planejar, coordenar e executar programas de desporto, lazer e juventude, visando à difusão de conhecimentos e a melhoria das condições de vida no segmento;
  • promover o desporto comunitário; e
  • desenvolver a promoção de atividade física e lazer;

O IDJuv acolhe a antiga estrutura do agora extinto Instituto do Desporto de Roraima (IDR), responsável pelas praças esportivas estaduais. Com status de secretaria, a autarquia passa a compor a estrutura administrativa do Governo de Roraima, com até 98 cargos comissionados.

Marcelo Nunes, consequentemente, terá status de secretário estadual, com salário de R$ 29.211. Os três diretores do instituto, por sua vez, equivalem a adjuntos com remuneração de R$ 24.829.

Quem é Marcelo Nunes

Marcelo de Magalhães Nunes nasceu em Boa Vista, no dia 11 de março de 1979. É casado e pai de dois filhos. Formado em Educação Física e Administração, ele é gestor, empreendedor, foi presidente do antigo Iacti (Instituto de Ciência e Tecnologia do Estado), superintendente da ALE-RR, consultor empresarial e professor universitário.

Para assumir a função, Nunes foi indicado pelo presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos). Ele disse que, muito além do caráter político, reúne todas qualidades para assumir a função, como experiência em gestão pública, formação adequada para o cargo e atuação como professor de Educação Física, atleta e árbitro no handebol.

“Fizemos parte desse movimento todo para criar o instituto, com atletas, dirigentes, federações, professores, árbitros, no sentido de criar uma corrente pra pedir do governador a criação de uma pasta pra cuidar do esporte”, declarou.