Política

Marcelo Cabral deverá ser novo líder do Governo após ALE mudar regimento

Durante sessão ordinária desta terça-feira, 17, os deputados estaduais aprovaram por maioria um projeto de resolução que altera o regimento interno da Casa e concede a possibilidade de acumulação de cargos dos membros da Mesa Diretora. Com a alteração, será possível que o deputado Marcelo Cabral (MDB) seja o novo líder do Governo na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), em substituição ao deputado Soldado Sampaio (PC do B).

A proposta em questão é o Projeto de Resolução nº 001/2020 que revoga o Art. 16 e o § 5º do Art. 108 da Resolução Legislativa nº 011/92, que trata sobre o regimento interno da Assembleia Legislativa, conforme publicação no Diário Oficial da ALE-RR. 

No Art. 16 do Regimento Interno da ALE-RR, constava que “os membros da Mesa da Assembleia não poderão ser indicados Líderes de Bancada ou de Bloco Parlamentar”. Já o §5º, que tratava sobre as lideranças, determina que “os líderes e vice-líderes não poderão ser membros da Mesa da Assembleia”. 

A informação é que por ser membro da Mesa Diretora da Casa, Cabral teria que fazer a opção entre o cargo de líder e o cargo de Segundo Secretário de acordo com o regimento interno da Casa. O projeto foi primeiro votado e aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por três votos favoráveis e dois contrários.

A proposta foi a plenário em primeiro turno e aprovada por 17 votos favoráveis e dois contrários, dos deputados Soldado Sampaio (PC do B) e Coronel Chagas (PRTB). Na votação em segundo turno, a mudança foi aprovada por 16 votos a favor e um contrário.

MUDANÇA – O governador Antonio Denarium (sem partido) já havia anunciado de forma indireta a mudança na liderança do Poder Executivo na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). 

A alteração foi revelada pela própria Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Estado, ao anunciar o Plano de Contingência Estadual contra o coronavírus em Roraima. Na ocasião, a Secom revelou que o governador Antonio Denarium tomou as decisões de proteção da doença depois de reunião com secretários de governo, com a primeira-dama Simone Denarium e “o líder do Governo na ALE-RR, deputado Marcelo Cabral”. O parlamentar inclusive aparece em foto divulgada pela Secom ao lado do governador e dos secretários de Estado. 

A reportagem entrou em contato com o parlamentar sobre a indicação, porém, o deputado preferiu não se pronunciar no momento. Embora tenha confirmado que há uma conversa com o governador sobre a alteração na ALE-RR, o parlamentar afirmou que só deverá opinar quando a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa for oficialmente notificada por meio de mensagem governamental encaminhada pelo Poder Executivo. (P.C.)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.