Em entrevista concedida ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha AM – 1020, apresentado pelos radialistas Getúlio Cruz e Marcelo Nunes, neste domingo, 29, o diretor-presidente do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima (IACTI-RR), Lurenes Cruz, falou sobre as ações do órgão.
O diretor-presidente interino, que teve a indicação para o cargo retirada pelo Governo do Estado da Assembleia Legislativa, destacou a importância do IACTI-RR para o Estado. “Não se desenvolve sem pesquisa, sem ciência, sem tecnologia e com o destaque para a inovação. Porque não é só fazer, é preciso inovar”, ressaltou Lurenes Cruz.
Entre as ações em curso pelo instituto e que foram consideradas de extrema importância para o Estado pelo diretor-presidente, está a implantação de quatro centros de difusão do IACTI-RR. “Acredito que até o final do ano, os centros de Agricultura, Piscicultura, Laticínio e Fruticultura estarão implantados. Eles estão em fase final de instalação de equipamentos e são localizados no interior do Estado. Inclusive, já estamos com o edital para seleção de cooperativa que vai tomar conta do primeiro centro, o de apicultura”, frisou.
“Após a implantação completa desses centros, existe o projeto para criar mais dois: um da mandioca, para desenvolver a produção indígena da farinha; e o da biodiversidade, que deve trabalhar a questão do manejo florestal e também as espécies que podem ser exploradas”, explicou Lurenes Cruz.
Além disso, o diretor-presidente ressaltou que o instituto está com o Plano Estadual das Ações do Instituto 2015/2016 pronto. “Isso é inédito dentro do IACIT-RR! Já estamos com ele pronto, após discutirmos e elaborarmos ele com ajuda de todos os envolvidos, e vamos entregar esse plano para governadora hoje”, afirmou.
Ele destacou também a discussão e elaboração do Plano Estadual de Ciência e Tecnologia do IACTI-RR. “Temos até o meio do ano para estarmos com esse plano pronto”, disse.
De acordo com Lurenes Cruz, nos três meses em que está à frente do IACTI-RR, algumas decisões foram tomadas para que o amparo à pesquisa, fornecido pelo instituto, cresça. “Apesar de não ter encontrado o instituto com recursos para fazer um bom trabalho, foi realizada uma reunião com os servidores para mostrar a intenção de desenvolvê-lo”, afirmou.
O presidente do Iacti-RR considerou necessário que exista uma interação forte com todos os setores afins de produção e como desenvolver o órgão no Estado. “Já começamos a trabalhar nisso, com uma parceria com o Iteraima [Instituto de Terras e Colonização de Roraima] e a ADERR [Agência de Defesa Agropecuária de Roraima], e essa é uma visão nossa de desenvolvimento”.
Conforme explicou, atualmente o Instituto não tem recursos para desenvolver novos projetos, a não ser manter o que já tinham sido desenvolvidos na gestão passada. “O Iacti-RR trabalha como 62 servidores, sendo sete pesquisadores nas mais diversas áreas, desde biologia ao ramo cultural dedicados a desenvolver a ciência e a tecnologia no Estado, mesmo com os problemas estruturais que temos”, disse Lurenes Cruz. (JL)
Deputado diz que indicação foi barrada por motivos políticos
Em entrevista concedida ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha AM – 1020, apresentado pelos radialistas Getúlio Cruz e Marcelo Nunes, neste domingo, 29, o deputado estadual Soldado Sampaio (PC do B) afirmou que a retirada da indicação do pedagogo Lurenes Cruz para o cargo de diretor-presidente do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima (IACTI-RR) foi uma decisão de cunho político.
“Antes da votação, eu fui à tribuna e falei para os parlamentares que se eles queriam mandar algum recado para o Executivo, eles já tinham conseguido. Mas que pensassem que esses cargos são de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado e que não reprovassem a indicação, mas não teve jeito”, afirmou.
O deputado disse ainda que está trabalhando em conjunto com o partido para indicar um novo nome para a presidência do instituto, mas que o partido objetiva manter Laurenes como diretor. “Ele tem um amplo conhecimento sobre o instituto e suas ações. Nós devemos mantê-lo lá para garantir o desenvolvimento de um bom trabalho”
Sampaio acredita que o IACTI-RR tem um papel fundamental para o desenvolvimento do Estado e que pode trazer muitas melhorias. “Nós vamos continuar lutando, porque eu sou teimoso. Acredito que vamos aprovar a pessoa certa e que vamos superar essas desavenças políticas em prol de Roraima”, enfatizou. (J.L)