O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na manhã deste domingo (21) para Nova York, onde participará da 80ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), marcada para ocorrer entre esta segunda-feira (22) e quarta-feira (24).
Tradicionalmente, o Brasil é o responsável por abrir os discursos da Assembleia, e Lula discursará na terça-feira (23), seguido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Relação marcada por tensões
A viagem acontece em meio a recentes tensões diplomáticas entre os dois países. O governo Trump tem adotado tarifas e sanções que afetam a relação comercial com o Brasil, cenário que adiciona expectativas em torno da presença simultânea dos dois líderes no encontro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esta será a primeira vez que Lula e Trump dividirão o mesmo espaço desde que o republicano voltou à Casa Branca. Apesar disso, não há previsão de reunião reservada entre eles, segundo fontes do governo brasileiro.
Agendas sem convites
De acordo com diplomatas e integrantes da comitiva, nem Lula convidou Trump, nem o presidente americano demonstrou interesse em um encontro bilateral neste momento. A agenda do petista em Nova York deve priorizar encontros multilaterais e reuniões com chefes de Estado de outras regiões, especialmente da África e da América Latina.