Política

Líder da oposição confirma que Suely poderá substituir Neudo

Em discurso na sessão de ontem da Assembleia Legislativa, deputado afirmou que substituição trará segurança jurídica para o grupo

O líder da oposição na Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Brito Bezerra (PP), anunciou que a ex-deputada federal Suely Campos (PP) pode realmente substituir Neudo Campos (PP) na chapa da coligação Salve Roraima para a disputa do Governo do Estado. O parlamentar usou a tribuna durante a sessão de ontem da Casa para informar que o grupo já recorreu da decisão que resultou no indeferimento do registro de candidatura de Neudo, mas frisou que o nome de Suely seria a estratégia utilizada caso o pedido seja negado.
No final de semana, um vídeo em que Neudo Campos aparece em um palanque, afirmando que adotaria a medida caso barrado pela Justiça Eleitoral, ganhou as redes sociais e foi amplamente divulgado.
De acordo com Brito, se o registro de Neudo não for deferido até o dia 15 ou o candidato não conseguir uma liminar que garanta sua elegibilidade junto ao STF (Supremo Tribunal Federal), a coligação vai pleitear a substituição do candidato a governador. “Vamos colocar a Suely, que é filiada ao PP, é roraimense e ama esta terra, foi deputada federal e vice-prefeita, além de a melhor primeira-dama de Roraima. Ela é da nossa confiança”, declarou.
Brito seguiu afirmando que a mudança na cabeça da chapa, em tese, não muda em nada o programa de governo e as propostas da Coligação Salve Roraima. “Os compromissos de campanha são os mesmos. A vantagem da Suely governadora é a segurança jurídica que o nome traz para nossa chapa, para nosso governo. Ela não enfrenta processo, não teremos instabilidade política quando das ameaças de cassação. Não haverá espada na cabeça. Ninguém dizendo que mês que vem haverá julgamento e Neudo não pode continuar no governo porque ele tem processos”, afirmou.
O candidato continuou afirmando que sua coligação estaria sendo pressionada e sofrendo perseguições de outros grupos políticos, sem citar nomes. “Quem está contra Neudo está contra o desenvolvimento econômico e o crescimento de Roraima. Quem decide, quem governa sua terra não é o Judiciário, é povo, que é quem vota. Vamos respeitar a decisão das urnas, a festa da democracia, mas não vamos ceder às pressões. Junto com o povo e os mesmos compromissos, independente de ser governador Neudou Campos ou Suely Campos”, declarou ao concluir que a decisão final em torno desta questão será anunciada apenas no próximo dia 15.
RECURSO – Neudo Campos protocolou recurso contra a decisão que indeferiu seu pedido de registro de candidatura no dia 30 de agosto. O acórdão da rejeição dos embargos de declaração na ação de impugnação do seu registro foi publicado durante sessão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) no dia 26, logo depois de concluído o julgamento.
Apesar de a decisão sobre o recurso ser analisada e proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é na Corte Regional, em Roraima, que deve ser protocolado. Depois de dar entrada no pedido de recurso, foi aberto prazo de três dias, a partir do dia 31, para as chamadas contra-razões das partes, quando o Ministério Público Eleitoral e a Coligação Avança Roraima, que impugnaram o registro de Neudo, possam se manifestar. Este prazo será encerrado nesta quarta-feira, dia 3.
A Folha apurou que a partir de amanhã, dia 4, o processo deve seguir para o TSE, onde será julgado. O registro de Neudo foi indeferido no dia 13 passado, com base na Lei da Ficha Limpa, por conta de uma condenação colegiada pelo crime de peculato e rejeição de contas pelo TCU (Tribunal de Contas da União).