Política

Hiran Gonçalves presta contas à população após dois mandatos como deputado

A partir de 1º de fevereiro de 2023, o parlamentar será um dos três senadores eleitos pelo estado de Roraima

Ao longo de dois mandatos como deputado federal (2015-2018; 2019-2022), Dr. Hiran Gonçalves (PP) apresentou, discutiu e conquistou a aprovação de matérias importantes para o país, além de destinar recursos expressivos para Roraima, que melhoraram a qualidade de vida da população. Agora, em clima de despedida, Gonçalves terá uma nova missão: representar o Estado no Senado nos próximos oito anos.  

“Foi uma experiência importante na minha vida. No início, havia deputados e senadores com muita experiência e tive que aprender todo aquele trabalho que nós, parlamentares, fazemos no Congresso Nacional. Digo nós porque todos os benefícios que conseguimos para Roraima foram conquistados ´a quatro mãos´ pela bancada”, destacou o parlamentar.

Para os próximos anos, Hiran Gonçalves pretende manter o diálogo com o novo Governo Federal, mesmo com ideologias distintas. “Meu perfil é conciliador, sempre procuro construir pontes”, explica. Segundo ele, há pautas a serem apresentadas tão logo ao Poder Executivo. “Vamos manter nossa posição e ter sempre em mente que o nosso partido é Roraima”, defendeu.   

Confira as pautas que marcaram os mandatos do Dr. Hiran Gonçalves na Câmara dos Deputados:

Desburocratização

Dr. Hiran destacou a aprovação da Lei nº 14.004/2020, que transfere terras da União para os estados de Amapá e Roraima e, desta maneira, agilizou o processo de titularização para agricultores. “Vivemos um apogeu da agricultura familiar, do agro, de investimento de grandes empresas vindo para cá. Foi marcante para nós, a bancada está de parabéns por ter resolvido essa situação”.  

Energia

Depois de 13 anos, Roraima foi agraciada com o início das obras do Linhão de Tucuruí para interligar o Estado ao Sistema Nacional de Energia Elétrica (SNE). “Conseguimos negociar a compensação com as etnias Wamiri Atroari e começar as obras, que vão trazer muito mais segurança e investimento para o estado”, enfatizou.   

Enquadramento

O sonho de voltar ao serviço público tornou-se cada vez mais próximo para aqueles que ajudaram a construir Roraima entre os anos de 1988 a 1993. Nos últimos anos, com apoio e trabalho de Hiran Gonçalves, várias atas foram publicadas para o enquadramento de servidores do ex-Território de Roraima. “Mais de duas mil pessoas terão direito ao enquadramento, é um recorde para uma publicação dessa natureza. Mais uma conquista da bancada!!”, salientou.

Infraestrutura

Obras em prédios públicos, construção e recuperação de rodovias, investimento em infraestrutura fazem parte dos recursos anuais que contribuíram com a qualidade de vida do povo roraimense. A exemplo está a BR 401, que liga Boa Vista a cidade fronteiriça de Bonfim (BR) com Lethen (Guiana), a BR 432, que interliga a rodovia BR-401 a BR-174 e BR-210. “São estradas que impactam positivamente no dia a dia nossa gente, facilitam o escoamento e a produção”.  

Outras obras foram lembradas pelo Senador eleito. Como a construção da nova sede da Segad (Secretaria Estadual de Gestão e Administração), a reconstrução da Feira do Passarão, no bairro Caimbé, zona Oeste de Boa Vista, a implantação de infraestrutura nos bairros João de Barro e Pedra Pintada, e a alocação de recursos para construção de uma maternidade no bairro Pintolândia.  

Parceria
O deputado atribui o desenvolvimento do estado, principalmente nos últimos quatro anos, à parceria com o Governo do Estado. “Governo muito responsável, servidores com salários em dia, planos de cargos e salários reconhecidos na Assembleia. A gente parabeniza o presidente Soldado Sampaio e a bancada [estadual] da base governista”, salientou.  

Conquista
A conquista mais marcante do deputado é definitivamente a construção do Hospital de Amor em Roraima. Foi um longo processo, que envolveu a regularização do terreno onde hoje está a unidade, a aquisição de carretas equipadas para ações itinerantes e a ampliação de diagnósticos precoces de canceres como de colo do útero e de mama.  

“Fui muito criticado na época, mas quando viram a unidade funcionando e o atendimento muito humano e eficiente, realizado com muito amor, começaram a entender a importância e a magnitude do que estávamos fazendo. Agora estamos ampliando o serviço para atender pacientes com câncer de pelem, que é uma doença muito comum na região”, comentou Gonçalves.   

Posse

O mandato de deputado federal terminará em 31 de janeiro e o de senador da República começará no dia 1º de feveriero. “Nossa posse será realizada de manhã, depois faremos a primeira reunião preparatória para eleger a Mesa Diretora do Senado”, pontuou.