A sessão solene de instalação dos trabalhos do poder legislativo será logo mais, às 10h de hoje, 15. Segundo informações repassadas para a Folha, a governadora Suely Campos (PP) não comparecerá a solenidade para fazer a leitura da Mensagem Anual e enviará o secretário-chefe da Casa Civil, Oleno Matos, para representá-la.
A previsão é que a sessão conte com a presença de todos os deputados e seja conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Jalser Renier (PSDC).
A Constituição Estadual impõe que a chefe do Executivo deva expor aos deputados a situação político-administrativa do Estado, as metas para o ano e solicitar providências que julgar necessárias.
As sessões ordinárias terão início amanhã, 16, a partir das 9h, horário regimental. A solenidade de abertura será aberta ao público e transmitida ao vivo pela TV Assembleia, no canal 57.2. As sessões ordinárias seguirão até o dia 30 de junho, quando deve ser votada a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária).
De acordo com o superintendente Legislativo da ALE-RR, João de Carvalho, as prioridades da Mesa Diretora deverão ser as arguições dos presidentes da Jucerr (Junta Comercial do Estado de Roraima), da Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) que ficaram pendentes, além da análise dos vetos da LOA (Lei Orçamentária Anual) e dos PCCRs (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) dos servidores do quadro geral do Estado e dos profissionais da Educação.
OUTRO LADO
Conforme nota, Governo do Estado justificou a falta da governadora para enviar o secretário da Casa Civil de fazer a leitura da mensagem governamental e mostrar o quanto a missão dele é fundamental neste momento de integração do poder Executivo com os demais poderes e diálogo com instituições autônomas do Estado.
Com informações da Assembleia Legislativa.