Política

Governadora faz mudança na Secretaria de Segurança Pública e Delegacia-Geral

O novo titular da Secretaria Estadual de Segurança é um coronel da Polícia Militar, que prometeu melhorar a estrutura das delegacias

A governadora Suely Campos (PP) empossou, na manhã desta quarta-feira, 23, os novos titulares e adjuntos da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e Delegacia-Geral da Polícia Civil. A mudança surge em meio ao caos no sistema prisional, que tem registrado fugas em massa de presos, e assaltos constantes principalmente nos bairros mais afastados do Centro.

Desde ontem, a Sesp tem como titular o coronel da Polícia Militar, Paulo César Silva Costa, que assumiu a pasta no lugar de João Batista Campelo, que não compareceu para fazer a transmissão do cargo. Além disso, Haydèe Magalhães foi nomeada adjunta da pasta. Ela era delegada-geral, cargo este assumido pelo também delegado Uziel de Castro. Débora Alves Monteiro da Cruz foi empossada como adjunta da Delegacia-Geral.

A cerimônia, que aconteceu no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, reuniu várias autoridades da área de segurança do Estado. Em seu discurso, a governadora anunciou investimentos no setor e afirmou que em seis meses todas as delegacias de Roraima estarão reestruturadas. Disse ainda que a mudança tem o propósito de unir esforços e motivar a equipe da segurança no Estado.

“Qual imagem das nossas delegacias vem a sua cabeça? Não é uma imagem boa. Falta estrutura, os carros estão velhos, entre outras coisas. E hoje, nesse momento em que mudamos as peças do tabuleiro, eu quero me comprometer que, a partir de agora, estarei muito perto de viabilizar toda essa estrutura. Quero chegar daqui a seis meses e encontrar nossas delegacias totalmente estruturadas”, frisou.

SECRETÁRIO – Conforme o novo secretário de Segurança, coronel Paulo César Costa, será feito um diagnóstico da criminalidade no Estado. Ele ressaltou que o sistema atual de gestão não muda, mas será aberto um “novo canal de comunicação” para que a polícia trabalhe em conjunto para proteção da população. “Identificaremos as prioridades e priorizaremos o fortalecimento da integração entre os órgãos que compõem o sistema de segurança pública. O objetivo é achar novas soluções para velhos problemas”.

Segundo ele, a segurança não pode ser resumida a ações de polícia, mas também na manutenção da sensação de tranquilidade que a sociedade “merece e vem cobrando das autoridades”. “O primeiro passo é melhorar as estruturas das unidades, o que vai motivar os policiais para que atuem com garra na manutenção da segurança em Roraima. Depois vamos buscar equipar a polícia com armas, instrumentos básicos na execução desse serviço. E, para isso, vamos pedir apoio dos nossos parlamentares na aquisição de recursos”, disse Uziel. (JL)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.