Política

Governadora anuncia reinauguração da Hidrelétrica de Jatapu para outubro

Usina em Caroebe passará a funcionar com duas novas turbinas, cada uma com 2,5 megawatts

Governadora anuncia reinauguração da Hidrelétrica de Jatapu para outubro Governadora anuncia reinauguração da Hidrelétrica de Jatapu para outubro Governadora anuncia reinauguração da Hidrelétrica de Jatapu para outubro Governadora anuncia reinauguração da Hidrelétrica de Jatapu para outubro

A finalização das obras de expansão da Hidrelétrica de Jatapu, no Município de Caroebe, a sudeste do Estado, foi um dos temas da visita da governadora Suely Campos (PP) em reunião na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) com o titular da pasta, Gregório Almeida, e demais diretores. A obra, que teve investimentos de mais de R$ 63 milhões e que deve garantir energia estável para toda a população da região do sul e sudeste do Estado, será entregue à população em outubro.

Com a reforma, a usina passará a funcionar com duas novas turbinas, cada uma com 2,5 megawatts. Esta é a segunda vez que Jatapu está sendo revitalizada. Em outubro do ano passado, a usina, que tem a importância estratégica para três municípios – Caroebe, São João da Baliza e São Luiz – teve a capacidade de gerar energia dobrada de cinco para dez megawatts.
A hidrelétrica foi construída com recursos da arrecadação própria do Estado.

A governadora Suely Campos afirmou que vai acompanhar a situação das obras que estão em execução e as que deverão ser priorizadas para conclusão ou início ainda este ano. “Vamos montar uma força-tarefa para agilizar o andamento desses processos e das obras já em execução”, disse.

OUTRAS OBRAS – Além de Jatapu, outras obras consideradas prioritárias pela governadora estão a reforma e manutenção de vários prédios públicos em Boa Vista, entre eles a Casa de Cultura Madre Leotávia Zoller, o Teatro Carlos Gomes, a Escola de Música e o prédio da antiga Secretaria Estadual de Segurança Pública, localizado na Avenida Ene Garcez.

“O prédio da Casa da Cultura, que foi construído em 1940 e já foi sede do Governo do Estado, deverá ser totalmente restaurado. O projeto está pronto, respeitando as configurações originais de arquitetura e deverá ser encaminhado para licitação ainda este mês”, informou a governadora.

Com relação ao Teatro Carlos Gomes, o secretário Gregório Almeida apresentou o projeto de reconstrução que está pronto, necessitando apenas de adequações orçamentárias, para que seja finalizado e encaminhado para licitação.

Quanto ao prédio da Escola de Música de Roraima, as obras de reforma já estão em andamento e devem ser concluídas ainda este ano. Já em relação ao prédio antigo da Sesp, a governadora Suely determinou que seja feito um levantamento urgente da situação, para que seja definido o que deverá ser feito para restaurá-lo.

“Vamos alocar recursos para garantir que todos esses prédios sejam revitalizados, sobretudo a Casa da Cultura e o Teatro Carlos Gomes, que são um anseio antigo dos artistas e de todos os roraimenses que, como eu, utilizaram esses dois espaços públicos por muitos anos, antes de serem completamente abandonados pelas gestões anteriores. É um compromisso nosso entregar esses prédios para a comunidade totalmente restaurados”, destacou.

Outra pauta da reunião foi a conclusão da construção e reforma de 12 escolas indígenas, que fazem parte de um convênio com o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE). Serão investidos cerca de R$ 11 milhões na estruturação dessas unidades de ensino. Os processos estão em fase de conclusão para serem enviados para abertura de licitação.

ESTRUTURA – Gregório Almeida destacou que a Seinf está sendo reestruturada para dar mais celeridade aos processos, com a aquisição de novos equipamentos de informática e softwares para a execução e controle dos projetos. “Este mês chegaram 67 novos computadores, que já estão sendo instalados, e mais 50 devem ser comprados ainda este ano. Também estamos adquirindo novos programas e equipamentos para uso dos servidores, o que vai dar melhores condições de trabalho e mais celeridade no andamento dos projetos”, disse.

TEPEQUÉM – Durante a reunião foram apresentados para a governadora os projetos do Pórtico de Entrada e do Mirante do Paiva, que serão construídos na Serra do Tepequém, no Município de Amajari, norte do Estado, como parte de um complexo turístico para o local.

“Já estamos garantindo os recursos junto ao Ministério do Turismo. A construção desse complexo vai transformar a Serra do Tepequém no maior polo turístico do Estado. Para isso, estamos recuperando a RR-203, que dá acesso ao Tepequém, e fazendo outros investimentos em infraestrutura na região”, afirmou a governadora.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.