O governador Antonio Denarium (Progressistas) enviou para a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) a indicação do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), de 63 anos, para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) com a aposentadoria de Manoel Dantas.
Agora, a indicação passará por:
- Leitura da mensagem governamental no plenário;
- Formação de comissão especial com cinco membros;
- Análise, sabatina e emissão de parecer pela comissão em até 10 dias;
- Votação no plenário em até 48 horas após o parecer da comissão.
Caso os deputados aprovem a indicação enviada pelo governador ainda em 2025, Mecias renunciará ao mandato e para a primeira suplente Roberta Leontina Xisto Acioly concluí-lo. Ademais, o senador terá mais de 11 anos para ficar no TCE, uma vez que a legislação exige que conselheiros se aposentem compulsoriamente aos 75 anos.
Quem é Mecias de Jesus
Antonio Mecias Pereira de Jesus nasceu em 8 de fevereiro de 1962, em Graça Aranha (MA). Aos 12 anos, se mudou para Roraima, fixando residência em São João da Baliza.
Formado em Gestão Financeira, foi vereador do Município que o acolheu e deputado estadual por seis mandatos consecutivos. Foi o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) com mais mandatos, somando oito anos no cargo.
Em 2018, foi eleito senador com 85.366, deixando o arquirrival Romero Jucá (MDB) em terceiro e sem mandato após 24 anos. Mecias de Jesus é pai do conselheiro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-deputado federal Jhonatan de Jesus.