
O governador Antonio Denarium (Progressistas) exonerou os presidentes Diego Aragão, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR), e Vicente Ricarte, da Junta Comercial (Jucerr), além do secretário estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Kelton Lopes.
As exonerações estão no Diário Oficial do Estado (DOE-RR) dessa quinta-feira (15). Dois servidores do alto escalão ficaram dias no cargo: Lopes, três, e Aragão, 21. Ricarte, por sua vez, deixa o posto após um ano e quatro meses.
As saídas, portanto, ocorrem após embate público de deputados estaduais com o Governo Denarium. Nos bastidores, os cargos são apontados com ligações com parlamentares:
- Diego Aragão, com Jorge Everton (União Brasil);
- Vicente Ricarte, com Dr. Cláudio Cirurgião (União Brasil); e
- Kelton Lopes, com Armando Neto (PL).
Everton protagonizou as declarações mais tensas. O presidente da CPI das Terras foi um dos parlamentares que exigiu publicamente a exoneração de Dilma Costa de uma diretoria da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos).
Dilma foi exonerada da presidência do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização) após virar alvo do colegiado da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
Gueres Mesquita volta ao comando do Detran
Na mesma edição do DOE-RR, o governador de Roraima designou o servidor de carreira do Detran-RR, Gueres Mesquita, para a presidência interina da autarquia. Ele, então, era o antecessor de Aragão.
Outras exonerações
Ademais, Denarium exonerou três secretários estaduais adjuntos: Eder Rodrigo Figueira Ribeiro (Saúde), Moisés Lima da Silva Junior (Agricultura) e Ynae Araujo Azevedo Cruz (Atração de Investimentos).
O que diz o Governo
O governo estadual, então, publicou nota em que diz avaliar novos perfis para os cargos. Segundo a gestão, as exonerações, no entanto, fazem parte do processo natural de ajustes focados na eficiência da gestão pública e no fortalecimento das ações governamentais.
“Os novos nomes serão anunciados em momento oportuno, após análise de perfis técnicos e institucionais adequados para cada função. O Governo reafirma o compromisso com a responsabilidade na condução das políticas públicas e com a continuidade dos serviços prestados à população”, completou.