
Diante do agravamento da instabilidade geopolítica na Venezuela, após o Estados Unidos capturar Nicolás Maduro no último fim de semana, o Governo Federal autorizou o reforço do efetivo da Força Nacional de Segurança Pública na capital de Roraima, Boa Vista e em Pacaraima. A medida foi oficializada por meio da Portaria MJSP nº 1.127, publicada nesta quinta-feira (8), com validade de 90 dias.
Conforme a portaria assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a Força Nacional atuará no período em apoio aos órgãos de segurança pública de Roraima, com foco em ações consideradas essenciais para a preservação da ordem pública e a proteção da população.
A portaria também determina que o apoio logístico necessário à atuação da Força Nacional ficará sob responsabilidade do órgão solicitante, que deverá assegurar a infraestrutura adequada para o trabalho das equipes.
O efetivo que será empregado em Roraima não foi detalhado. De acordo com o documento, a definição do número de agentes seguirá o planejamento da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.
A medida entrou em vigor nesta quinta-feira (8), e reforça a presença da segurança federal em áreas estratégicas do Estado, como o município fronteiriço de Pacaraima, principal porta de entrada de venezuelanos para o Brasil.