Política

Ex-governador será enterrado no Ceará

Familiares solicitaram que o corpo do ex-governador fosse enterrado na cidade onde ele nasceu

O velório do ex-governador José Anchieta Júnior (PSDB) continua neste sábado, 8, com missa de corpo presente às 9 horas. O cortejo percorrerá as avenidas Ville Roy, Mário Homem de Melo, São Sebastião, Ataíde Teive, Glaycon de Paiva, Centro Cívico e Ene Garcez às 10h. Após a preparação da urna, o corpo do ex-governador segue viagem às 11h30 para sepultamento em Fortaleza (CE).

Durante toda a sexta-feira, o velório recebeu a visita de várias autoridades além de amigos e boa-vistenses que foram prestar as últimas homenagens ao líder político. A Folha registrou vários momentos de comoção dos visitantes.

O irmão do ex-governador José de Anchieta, Jancer Oliveira, visitou o velório e disse à Folha que, apesar de ter passado por uma campanha muito difícil, Anchieta estava feliz e cuidando da saúde. “Anchieta estava se cuidando, perdeu peso e estava saudável. Foi um choque para toda família. Ele estava muito feliz, concorreu novamente porque as pessoas pediram por isso e ele acreditou, mas campanha política é sempre algo pesado, ainda mais aqui em Roraima. Mas era algo que ele gostava, que ele se empenhava. Vamos lembrar dele como um homem muito batalhador, eu prefiro pensar que são os desejos de Deus e que chegou o dia dele”, relatou o irmão emocionado.

Atual comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Edison Prola lamentou a morte de Anchieta, a quem respeitosamente chamou de grande líder político. “Era uma pessoa que estava aqui há 30 anos praticamente, ele chegou em 1991, trazido pelas mãos do brigadeiro Ottomar [Pinto], passou 15 anos na construção civil e se tornou secretário de obras em 2004, quando o brigadeiro retornou ao poder. Foi daí que começou a paixão pela administração pública e desde então sempre foi um homem empenhado na transformação desse Estado. Roraima perde um grande homem, mas o seu legado fica aqui”, destacou.

Candidato a vice-governador em sua coligação nas eleições deste ano, o deputado federal Abel Mesquita (DEM) também lamentou a morte de Anchieta. “Era um grande amigo, um gestor competente e um grande parceiro. Eu, como roraimense, acredito que é uma perda irreparável para o Estado. Infelizmente o destino sempre nos prepara algumas surpresas e nós temos que buscar forças para superar isso”, completou.

Temer lamenta morte do ex-governador

O presidente da República, Michel Temer, lamentou a morte do ex-governador de Roraima José de Anchieta Júnior. Em uma postagem no Twitter, o presidente diz que recebeu com pesar a morte do ex-governador. “Foi com pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-governador de Roraima, José de Anchieta Júnior. Meu abraço e sentimento aos familiares”, escreveu.