Política

Ex-deputado Jânio Xingu pode assumir cargo de secretário de governo

Xingu pode atuar nas articulações que interessam ao governo na Assembleia Legislativa e outros órgãos

O ex-deputado estadual Jânio Xingu (Progressistas), pode assumir o posto de secretário de governo, segundo informações dos bastidores políticos colhidas pela reportagem da Folha.

Xingu deve atuar como titular da pasta extraordinária nas articulações que interessam ao governo na Assembleia Legislativa e em outros órgãos além do interior. 

De acordo com fontes da Folha, a escolha do ex-deputado para o posto – está sendo trabalhada tanto pelo presidente estadual do Progressistas Hiran Gonçalves quanto pelo presidente da Assembleia Soldado Sampaio (Republicanos).

A Folha procurou o ex-deputado Xingu que explicou que ainda não conversou com o governador Denarium sobre a questão.

“Recebi a informação que meu nome estava sendo trabalhado para assumir uma secretaria, por indicação do partido e referendado pela Assembleia e devo conversar com o governador na próxima semana. Ao que sei, ele não colocou nenhuma objeção” explicou Xingu

Secretaria Extraordinária

Desde o dia 31 de dezembro do ano passado, as Secretarias de Estado Extraordinárias não existem mais e não podem mais ter sua criação prorrogada. A expectativa é que o governo envie novo pedido de criação de secretaria até fevereiro deste ano.

Xingu pode assumir uma Secretaria com a mesma atuação da extinta Relações Federativas (Seerf) que dá assistência ao governador na articulação com outros estados, além de assessorar nas relações com autoridades governamentais, parlamentares, partidos e lideranças políticas.

Quem é Jânio Xingu

Nascido em São Félix do Xingu, Janio José da Silva, conhecido na política como Jânio Xingu (PP), foi deputado por três mandatos na Assembleia Legislativa de Roraima. Foi o segundo deputado estadual mais votado no pleito de 2018, com 6.132 votos mas em 2022 recebeu 4153 votos e não conseguiu se reeleger.

Xingu já foi vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, presidiu a Comissão de Relações Fronteiriças, Mercosul, de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e foi relator do orçamento.