Política

Estado afirma que Temer atendeu pedido da governadora

Estado afirma que Temer atendeu pedido da governadora Estado afirma que Temer atendeu pedido da governadora Estado afirma que Temer atendeu pedido da governadora Estado afirma que Temer atendeu pedido da governadora

Em nota o Executivo Estadual afirmou que o decreto assinado pelo presidente Michel Temer, que autoriza a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na faixa de fronteira do Município de Pacaraima com a Venezuela,  é em atenção ao pedido feito pela governadora Suely Campos, em 8 de agosto de 2017.

Segundo o Governo a decisão de hoje, dia 28, da Presidência da República, reforça a necessária segurança da fronteira de responsabilidade da União, “mas é insuficiente para amenizar os impactos que o intenso fluxo migratório tem provocado em Roraima, nas áreas de segurança, saúde e educação”, reforça o Estado.

Em conversas telefônicas hoje com o ministro da Defesa, general Silva e Luna, a governadora Suely Campos reafirmou os pedidos feitos ao presidente Temer de ressarcimento de R$ 184 milhões e instalação de Hospital de Campanha em Boa Vista para reduzir a demanda nas unidades de saúde do Estado.

Suely voltou a pedir reforço da Força Nacional de Segurança para atuar junto com as forças estaduais de segurança em Pacaraima e em Boa Vista e a autorização imediata do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para reforma da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, cujo projeto arquitetônico já foi apresentado e os recursos estão em conta.

O Governo do Estado reitera o pedido com 10 medidas para mitigar os efeitos da crise, abaixo relacionadas:

Confira os pedidos constantes do Ofício 480/2018:

1 – Ressarcimento imediato de R$ 184 milhões referente a gastos extraordinários do governo de Roraima com os imigrantes nas áreas de saúde, educação e segurança.

2- Instalação imediata de um hospital de campanha em Boa Vista.

3 – Doação imediata de cinco ambulâncias ao Corpo de Bombeiros de Roraima.

4 – Envio imediato de um carro com escâner capaz de fiscalizar a entrada de drogas e armas no posto de fronteira, em Pacaraima.

5- Doação de 50 viaturas para a Polícia Militar de Roraima.

6 – Doação imediata de 20 viaturas para Polícia Civil.

7 – Reforço imediato da atuação da Força Nacional de Segurança, com 120 homens para o patrulhamento de Boa Vista 

8 – Agilidade na expedição de autorização pelo Departamento Penitenciário – DEPEN para a reforma da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo – PAMC e envio da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária – FTIP para garantir agilidade na execução da obra no referido estabelecimento prisional.

9 – Edição de Medida Provisória objetivando a exigência de passaporte de estrangeiros oriundos de países que não compõem o Mercosul.

10 – Intensificação da interiorização de venezuelanos para outros estados brasileiros. 

GLO – A Garantia da Lei e Ordem (GLO) é onde as Forças Armadas são responsáveis pela segurança pública do Estado.

Para acionar o emprego das Forças Armadas em GLO é preciso obedecer ao seguinte esquema: crise na segurança pública, seguida do esgotamento dos instrumentos destinados à preservação da ordem pública e, assim, emitida a declaração da situação de indisponibilidade que pode ser feita pelo presidente da República, governador de Estado ou do Distrito Federal.

Com a declaração, o presidente da República e somente ele poderá decidir pela aplicação da GLO. Caso decida, são acionados o Gabinete de Segurança Institucional e Ministério da Defesa (MD), que expede Diretriz Ministerial; e o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMFCA), que emite as instruções do emprego das Forças Armadas.

Em seguida, o MD ativa os demais órgãos operacionais e solicita recursos necessários ao Ministério do Planejamento e busca assistência jurídica junto à Advocacia Geral da União (AGU).

O Comandante da Operação deverá então assumir o controle operacional dos órgãos de segurança pública e da Força Nacional, para realizar ações preventivas e repressivas, caso necessárias. “O emprego das Forças Armadas em GLO deverá ser episódico, em área previamente definida e ter a menor duração possível”, explica o Ministério da Justiça.

Caso se observe a evolução da situação, o MD poderá então propor o encerramento da operação, seguida da reversão da GLO e desmobilização das Forças Armadas na localidade. (P.C.)

Leia mais

 FORÇAS ARMADAS- Michel Temer assina decreto para atuação em Roraima

DA LEI E DA ORDEM – Critérios para pedido não foram atendidos, diz Sérgio Etchegoyen

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.