Política

Empresário comete suicídio em evento com governador e ministro

Por conta da tragédia, o simpósio que tratava da importância do produto na economia do Estado foi cancelado

Um empresário do setor de cerâmica, identificado pelo nome de Sadi Paulo Castiel Gitz, cometeu suicídio nesta quinta-feira, dia 4, durante a abertura dos trabalhos do Simpósio de Oportunidades: Novo cenário do gás natural, em Aracaju (SE). A fatalidade ocorreu na presença do governador do Estado, Belivaldo Chagas, e do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

De acordo com informações do jornal O Estado de São Paulo, o empresário estava sentado na segunda fila próxima da mesa de autoridades. Após a finalização do discurso de Chagas, ele teria proferido algumas palavras, para em seguida atirar contra a própria boca. Houve pânico entre as pessoas que estavam no evento.

O governo do estado de Sergipe emitiu uma nota lamentando o ocorrido com o empresário e confirmou o cancelamento do evento.

“O governo do estado de Sergipe lamenta o ocorrido com o empresário Sadi Gitz, da cerâmica Escurial, que cometeu suicídio durante o evento. Por conta do ocorrido, o Simpósio de Oportunidades para o novo cenário do gás natural em Sergipe está cancelado”, ressaltou.

Ainda segundo o Estadão, a empresa de Gitz vinha enfrentando dificuldades há algum tempo e atualmente está em recuperação judicial. A cerâmica passou a consumir gás com pagamento antecipado e há cerca de dois meses paralisou as atividades por falta de condições de caixa.

O empresário era natural de Porto Alegre e chegou ao Estado de Sergipe na década de 1980. Em 1993, fundou a Cerâmica Escurial, no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro, região metropolitana de Aracaju. Em 2014, a Escurial viveu o melhor momento financeiro e fez um investimento de R$ 70 milhões.

Gitz chegou a ocupar cargos na prefeitura de Aracaju: foi superintendente municipal de Transportes e Trânsito e da Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb). Também foi presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Ascese).

*INFORMAÇÕES: Jornal O Estado de São Paulo.