Política

Detran descentralizará atendimento e passará a oferecer serviços no interior

Desde o ano passado, o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) tem realizado visitas no interior do Estado para verificar quais os principais problemas enfrentados pelos proprietários de veículos e assim poder criar soluções para os pontos mais críticos. Uma das mudanças, conforme explicou o diretor financeiro do Detran-RR, Eduardo Castilho, será a criação de polos estratégicos no Interior do Estado. A previsão é que as alterações ocorram durante todo o ano de 2017 e os trabalhos iniciem já em 2018.

“A intenção é que os polos sejam criados nos municípios de Caracaraí, Rorainópolis, Bonfim e Pacaraima. O de Rorainópolis, por exemplo, será o polo da região Sul e atenderá as localidades próximas, como São Luiz, Caroebe, São João da Baliza”, informou durante entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, no domingo, 29.

Segundo o diretor, cada Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), setor responsável pela atuação do Detran nos municípios, ficará responsável por novos serviços. “Em Rorainópolis, o Ciretran vai fazer as provas práticas de toda a região Sul. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai ser emitida lá. As pessoas não precisam mais vir a Boa Vista para renovarem ou tirarem a sua CNH”, esclareceu Castilho. O diretor aproveitou para reforçar que o trabalho exercido pelos Ciretrans nos municípios não será finalizado, apenas prestarão serviços mais complexos.

Castilho também acrescentou que o presidente do Detran, Chicão da Silveira, já está em contato com os deputados e com a bancada federal do Estado para conseguir angariar recursos para a ação. “Quando é benefício para a população, temos que deixar a política de lado”, afirmou. O diretor também comentou que, com a implementação de novos serviços de acordo com a legislação e as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), como a vistoria digital, emplacamento e lacração dos veículos, novos serviços poderão ser ofertados nas localidades.

O diretor pontuou que um dos objetivos da nova administração do Detran é o foco no atendimento ao público. “O Detran em 2017 será outro com relação ao atendimento do público. O nosso foco principal é o usuário não ter muitos problemas no seu atendimento. O objetivo é conseguir diminuir o tempo de atendimento e da resolução dos problemas naquele Departamento”, frisou.

OUTRAS MEDIDAS – Durante as visitas aos municípios, o Detran também verificou a situação em relação a sinalização vertical e horizontal, a trafegabilidade dos automóveis e motocicletas e a implantação de Superintendências de Trânsito.

“Para nossa surpresa, o saldo foi bastante negativo. Os municípios não têm a condição de poder asfaltar as ruas, de implementar uma Superintendência de Trânsito, com agentes responsáveis por fiscalizar e dar multa aos motoristas, então, isso caberá ao Detran”, informou Castilho. “Com base nos relatórios, o presidente do Detran já começou a conversar com as Prefeituras para firmar uma parceria”, disse.

O trabalho de parceria já iniciou na Prefeitura de Mucajaí, com a prefeita Eronildes Gonçalves, conhecida como Nega (PR). “Nós tivemos uma receptividade muito grande e a prefeita já solicitou junto aos seus técnicos a possibilidade de realização de concurso público para entrada de agentes de trânsito e a quantidade necessária de servidores para atuar na Superintendência. Tecnicamente, esse município já começou os estudos e creio que, no mais tardar, em um ano e meio, com o Smtran instalado no município, nós possamos colocar em prática os convênios que nós vamos assinar”, finalizou. (P.C)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.