RESUMÃO

Desacordos políticos marcam final de semana em Roraima

Ainda, acidentes na capital e no interior deixaram pai e filhos feridos e um motociclista morto

Soldado Sampaio, presidente da Casa Legislativa, rompeu politicamente com Antonio Denarium, governador de Roraima. (Foto: Secom-RR/Ilustração: FolhaBV)
Soldado Sampaio, presidente da Casa Legislativa, rompeu politicamente com Antonio Denarium, governador de Roraima. (Foto: Secom-RR/Ilustração: FolhaBV)

Nesse sábado e domingo (06 e 07), o racha entre o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), e o governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), movimentou o cenário das eleições municipais de 2024 no estado. Além disso, o trânsito da capital e do interior registrou acidentes com pai e filhos feridos, e a morte de um motociclista. Confira os destaques desse final de semana!

Rompimento político

Na tarde sábado (06), Sampaio rompeu politicamente com Denarium após suposta espionagem de um secretário a deputados estaduais. Os parlamentares teriam apresentado um relatório com fotos e vídeos comprovando as alegações de espionagem e pediram a exoneração do integrante do Governo. Porém Denarium teria recusado o pedido.

Outros motivos apontados pelo presidente da Casa Legislativa foi o desgaste entre um parlamentar aliado com o secretário de outra pasta, e um desacordo com a decisão do grupo em torno da pré-candidatura a prefeito de Pacaraima.

+ ‘Reflexão coletiva’, diz Sampaio sobre romper com governador após espionagem

+ Sampaio critica forma como Governo tem analisado projetos de lei

Em nota, o governador de Roraima declarou que não concordou com a atitude do parlamentar e deixou claro que o rompimento foi decisão unilateral.

“Em nenhum momento concordei com essa atitude, deixando claro que o rompimento seria uma decisão unilateral do deputado. Como governador, não é meu desejo romper, nem com o deputado ou com nenhum representante do povo, que nos confiou os votos para administrarmos melhor nosso Estado, como venho fazendo há quase seis anos”,

declarou o Denarium.

Uma das consequências do rompimento Sampaio-Denarium, segundo informações extraoficiais, é de que o presidente da ALE-RR apoie a reeleição do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) em 2024.

Catarina Guerra e Nicoletti por Boa Vista

A deputada estadual Catarina Guerra com o deputado federal Nicoletti (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Ainda na política, a deputada estadual Catarina Guerra reafirmou que irá manter a pré-candidatura à prefeita de Boa Vista nas eleições de 2024 pelo União Brasil. Isso, apesar do presidente estadual da sigla, deputado federal Nicoletti, ser contrário à ideia e manter o próprio nome à disposição. Catarina disse se respaldar em uma resolução interna que prevê que as propostas de coligações nas capitais brasileiras serão submetidas à comissão executiva nacional, em vez dos presidentes estaduais.

Na sexta-feira (05), o diretório estadual partido divulgou que Nicoletti foi escolhido como o candidato oficial do partido à prefeitura da capital. Na ocasião, o parlamentar deixou claro que “que qualquer outra informação que não esteja alinhada com esta decisão é considerada desinformação e não possui vínculo com a posição oficial do partido, conforme esclarecido pelo diretório nacional”.

Acidentes na capital e no interior

Carro ficou destruído após acidente na RR-205 (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Também no sábado (06), Boa Vista registrou um acidente que deixou um pai, de 42 ano, e dois filhos, de 6 e 14 anos, feridos no bairro Cidade Satélite. O homem capotou a caminhonete após não ver um buraco na RR-205, passar por cima dele e perder o controle do veículo.

O motorista e o filho mais velho foram socorridos e removidos ao Pronto Socorro pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A criança foi levada ao Hospital da Criança Santo Antônio pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar.

O condutor trafegava em alta velocidade na avenida Doutor Zanny, em Caracaraí (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Já em Caracaraí, um motociclista, que não teve a idade divulgada, morreu após bater contra poste. Ele estava acompanhado de uma passageira, de 23 anos, que ficou ferida. À Polícia Militar, a jovem disse que o condutor trafegava em alta velocidade na avenida Doutor Zanny, quando olhou para trás e perdeu o controle do veículo.