Política

Deputados acompanham investigações sobre assassinato de garimpeiros

O caso veio à tona nas redes sociais e assustou famílias de brasileiros que trabalham naquela região

O massacre de garimpeiros em uma mina na região do município de Tumeremo, no estado Bolívar, na Venezuela, foi tema de debates durante a sessão desta terça-feira, dia 15, na Assembleia Legislativa de Roraima.

O presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), pediu que as comissões de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias, presidida pelo deputado Chico Guerra (PROS) e a Comissão de Ciência, Tecnologia, Relações Fronteiriças e Mercosul, presidida pelo deputado Dhiego Coelho (PSL), solicitassem informações oficiais sobre a notícias.

Jalser pediu que as comissões encaminhassem ofícios à Embaixada do Brasil em Caracas, na Venezuela, e ainda aos vice-consulados brasileiros em Ciudad Guayana e Santa Elena de Uairén, para pedir informações sobre a existência de brasileiros entre os mortos, que começaram a ser identificados nesta segunda-feira, 15.

O caso veio à tona por meio das redes sociais na noite do domingo, 6, e acabou assustando famílias de garimpeiros brasileiros que trabalham naquela região.

Até ontem, dia 14, autoridades venezuelanas ainda negavam a ocorrência, mas uma postagem da fiscal geral da República, cargo equivalente ao de Procurador-Geral da República no Brasil, Luísa Ortega Diáz, no Twitter, confirmou a informação.

De acordo com ela, até ontem, pelo menos 17 corpos já haviam sido encontrados, mas ainda estariam em processo de identificação, uma vez que foram supostamente mutilados e jogados em uma vala comum. Contudo, inicialmente, as informações davam conta de que pelo menos 28 garimpeiros estariam desaparecidos.

“Essa é uma situação que nos preocupa por que, tradicionalmente é uma região muito procurada por garimpeiros brasileiros em busca do sonho de uma vida melhor”, disse.

SISTEMA PRISIONAL

Ainda em sua fala, Jalser Renier pediu que a comissão de Administração, Segurança e Serviços Públicos desta Casa, sob a presidência do deputado Jorge Everton (PMDB), acompanhe a situação do sistema prisional de Roraima e busque informações acerca da fuga de presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, ocorrida na noite do último domingo, dia 13.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.