RORAIMA

Deputado pede para Justiça barrar empréstimo de R$ 805,7 milhões

Duda Ramos considera proposta como "imoral" e cita risco de dívida ser assumida por gestão seguinte, caso governador Denarium seja definitivamente cassado

O deputado Duda Ramos e o governador Antonio Denarium (Fotos: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados e Nilzete Franco/FolhaBV)
O deputado Duda Ramos e o governador Antonio Denarium (Fotos: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados e Nilzete Franco/FolhaBV)

O deputado Duda Ramos (MDB) protocolou, na Justiça de Roraima, ação popular para impedir que o Governo de Roraima contrate empréstimo de R$ 805,7 milhões. Para o parlamentar, a proposta do governador Antonio Denarium (Progressistas), enviada aos deputados estaduais, é “imoral”.

Uma das alegações de Ramos na petição é de que o Denarium fez o pedido após ser cassado em primeira instância e que, portanto, se a decisão judicial for confirmada, a dívida poderia ser assumida pela próxima gestão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“Como pode um governador cassado fazer um empréstimo que mais de 800 milhões que não será a gestão dele quem irá pagar.”, diz Duda Ramos no pedido, no qual ainda questiona os motivos pelos quais o governador propõe o empréstimo.

O deputado Duda Ramos e o governador Antonio Denarium (Fotos: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados e Nilzete Franco/FolhaBV)

“Mais que projetos são esses? Por que o orçamento do Estado não está sendo suficiente para realizar esses projetos? O mínimo que se espera em nome da transparência e da moralidade é que o Governador demonstre que o orçamento do Estado é insuficiente para o que pretende e o que ele pretende”, diz.

O que diz o Governo

Procurado, o Governo do Estado disse que o parlamentar criou “uma falsa narrativa de que os recursos serão utilizados para pagar dívidas, enquanto na verdade é manter os investimentos do Estado, gerando emprego, renda e dignidade à nossa gente”. Além disso, diz ver com estranheza a atitude do deputado, que até alguns dias elogiava a gestão do governador.

Em pauta

O plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima, nesta terça-feira (Foto: Nonato Sousa/SupCom ALE-RR)

Nesta terça-feira (17), o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), aceitou o pedido do líder do Governo deputado Coronel Chagas (PRTB), para incluir o Projeto de Lei autorizativo na pauta do dia.

Chagas defendeu a proposta, ao dizer que a atual gestão tem cumprido com suas obrigações nos últimos quatro anos, mas que foi impactada pela queda na arrecadação por meio de tributos no Brasil. Como o projeto ainda não havia recebido todos os pareceres, Sampaio suspendeu a sessão para que os deputados se reunissem em comissão mista para opinar sobre os projetos.