Política

Deputado Neto solicita hemóvel para promover doação de sangue

Unidade móvel deverá atender a todos os municípios do Estado

Para facilitar a doação de sangue nos municípios do interior do Estado e evitar o deslocamento da população até a Capital, o deputado estadual Neto Loureiro (PMB) solicitou ao Poder Executivo, indicação 924/20, a aquisição de um automóvel equipado ao Hemocentro – Hemóvel.

Um dos objetivos da medida é aumentar o estoque de sangue da instituição. “Sabemos que o Hemocentro está sempre com o estoque em baixa. Com a pandemia causada pelo coronavírus a unidade tem sido afetada ainda mais, com uma baixa de aproximadamente 60%”, explicou o parlamentar.

Segundo ele, é dever do Estado promover ações para ampliar o atendimento à sociedade. “Neste sentido, criar políticas públicas significa alcançar mais pessoas e salvar mais vidas. Chegar ao interior, por meio do Hemóvel, será de extrema importância para alavancar o serviço”, disse.

DADOS – Dados do Hemocentro apontam que a instituição possui 66 mil cadastrados, no entanto, apenas 40% fazem doações com regularidade, o equivalente a cerca de 26 mil pessoas. “É um número inexpressivo. Isso significa que mais de 95% da população do Estado não doa sangue de forma regular”, ressaltou.

LEI DE INCENTIVO – Neto também destacou sua atuação parlamentar relacionada ao incentivo à doação. “A Lei 1.325/19, de minha autoria, concede meia-entrada aos doadores regulares em eventos esportivos e culturais, além de conceder prioridade em estabelecimentos comerciais, bancos e casas lotéricas”, finalizou.

*Com informações da Ascom deputado estadual Neto Loureiro (PMB), jornalista Berto Batalha