Política

Deputado federal entra com pedido de impeachment do governador

Antônio Nicoletti justificou que o pedido se deve a má gestão dos recursos públicos voltados para a Saúde Estadual

Deputado federal entra com pedido de impeachment do governador Deputado federal entra com pedido de impeachment do governador Deputado federal entra com pedido de impeachment do governador Deputado federal entra com pedido de impeachment do governador

O deputado federal Antônio Nicoletti, vice-líder do Partido Social Liberal (PSL) na Câmara Federal, protocolou na manhã desta quarta-feira, 17, um pedido de impeachment contra o governador de Roraima Antônio Denarium, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE).

De acordo com o parlamentar o principal motivo para o pedido é o colapso no sistema estadual de saúde.

“A má gestão dos recursos públicos e a compra superfaturada de respiradores que nunca chegaram a Roraima estão entre os motivos para esse pedido. Consta no pedido ainda, a compra de máscaras superfaturadas e o ofício enviado pelo ex-secretário de saúde Olivan Júnior informando o caos encontrado do setor e pedindo intervenção federal, que foi rejeitado pelo governador”, explicou.

Nicoletti citou ainda o repasse de mais de R$ 35 milhões do governo federal para conter a crise provocada pelo Coronavírus.

“Nem o presidente da República entendeu o porquê de tentar mandar pacientes para o Amazonas, tendo em vista que Roraima recebeu recursos para atender a população aqui mesmo”, acrescentou.

O deputado disse acreditar que mesmo com o acordo entre parlamentares e o governo, o pedido de impeachment deva seguir adiante.

“Não estou preocupado se vai dar prosseguimento ou não, eu fiz a minha função como cidadão brasileiro e representante do povo de protocolar o pedido, e deixar essa responsabilidade na mão dos deputados estaduais, espero que eles possam refletir sobre o engavetamento do pedido anterior, e da oportunidade do governador se justificar, pois esse é um processo que também dar direito a defesa”, finalizou.

OUTRO LADO – A Secretaria de Comunicação Social do Governo de Roraima esclarece que as alegações do deputado federal Antônio Nicoletti que baseiam o pedido de impeachment protocolado hoje na Assembleia Legislativa não se sustentam. 

É lamentável a atitude do parlamentar que busca, em um momento de pandemia, onde  busca-se unir esforços para combater o Coronavírus e salvar vidas, plantar inverdades.

E esclarece que os dados Ranking de Transparência no Combate à COVID-19 ao qual o parlamentar aponta, foram coletados entre os dias 12 e 19 de maio de 2020 e a avaliação foi no dia 21 de maio de 2020.

É importante ressaltar que esse estudo se deu exclusivamente sobre as contratações emergenciais  relacionadas à COVID-19. 

À época, as compras emergenciais feitas pela Sesau (Secretaria de Saúde) não constavam no Portal da Transparência devido à recomendação da CGE-RR(Controladoria Geral do Estado) e  da PGE-RR (Procuradoria Geral do Estado), de cancelamento da maioria dos processos por indícios de irregularidades.

A Sesau utilizou processos regulares, oriundos de pregão eletrônico (não emergenciais) para aquisição de insumos necessários ao combate à COVID-19 (processos 329/2019 e 330/2019)

Nesse sentido, o Governo de Roraima tem honrado o compromisso da transparência de dados relacionados à aplicabilidade de recursos públicos.

Os processo relacionados à COVID-19, estão disponíveis para consulta em: http://www.transparencia.rr.gov.br/index.php/roraima-contra-o-coronavirus/contratacoes-e-compras-emergenciais-sesau, inclusive com acesso integral dos autos, via SEI (Sistema eletrônico de Informações) ou para download. 

Destaca-se ainda, que o Portal da Transparência do Governo do Estado está em processo de reformulação tecnológica.

COMPRA DE RESPIRADORES – Sobre a compra de respiradores por parte da Sesau (Secretaria de Saúde), esclarece que  após tomar conhecimento, o Governador do Estado de Roraima, determinou à CGE (Controladoria Geral do Estado) realização imediata de auditoria no processo de compra de respiradores, que resultou na recomendação à Sesau  para o cancelamento imediato de todos os atos processuais em virtude do grave risco de dano ao erário.

Logo, ainda em 30 de abril de 2020, a CGE requereu via ofício, a devolução amigável do total dos recursos na ordem de R$ 6.464.730,00 por parte da empresa CMOS DRAKE DO NORDESTE S.A.

No dia 14 de maio de 2020 o ofício foi reiterado pela CGE, que obteve resposta no dia 15 de maio de 2020, que foi encaminhada aos órgãos fiscalizadores e controladores do Estado.

A empresa CMOS DRAKE manifestou interesse em realizar audiência de conciliação e devolução dos recursos, a serem peticionadas nos autos, seguindo orientação da CGE.

No momento, as partes aguardam a marcação da referida audiência, para solucionar o litígio.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.