INSPIRADO NO CASO DO RS

Deputado do PL propõe emergência em Roraima em virtude das mudanças climáticas

Poder Público e o setor privado se empenhariam para enfrentar os fatores que causam a emergência climática pela segurança da população

Deputado do PL propõe emergência em Roraima em virtude das mudanças climáticas Deputado do PL propõe emergência em Roraima em virtude das mudanças climáticas Deputado do PL propõe emergência em Roraima em virtude das mudanças climáticas Deputado do PL propõe emergência em Roraima em virtude das mudanças climáticas
A ponte sobre o rio Baraúna, no km 78, alagou após as fortes chuvas em Caracaraí, em 2023 (Foto: Divulgação)
A ponte sobre o rio Baraúna, no km 78, alagou após as fortes chuvas em Caracaraí, em 2023 (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Lucas Souza (PL) apresentou um Projeto de Lei para que Roraima declare emergência por causa das mudanças climáticas. A proposta, inspirada no caso das enchentes do Rio Grande do Sul, não seria uma transferência de recursos federais para o Estado, mas uma série de medidas que reconhecem a urgência para enfrentar os impactos das ações humanas no meio ambiente.

Conforme a medida, o Poder Público e o setor privado teriam que se empenhar para enfrentar os fatores que causam a emergência climática para garantir um clima seguro para a população, por meio da redução das emissões de gases de efeito estufa e do combate às consequências negativas de sua alta concentração na atmosfera.

Executivo, Legislativo e Judiciário de Roraima poderiam, por exemplo, organizar seminários, fóruns, congressos, minicursos e campanhas para conscientizar a sociedade sobre o tema, e ainda atuar conjuntamente para garantir o envolvimento dos povos indígenas no debate, devido à importância dos povos originários para preservar o meio ambiente e construir soluções sustentáveis.

O governo estadual, segundo o projeto, se responsabilizaria por inserir, progressivamente, o tema “Emergência Climática” na educação básica nas instituições de ensino públicas e privadas de Roraima. Além disso, o Executivo poderia se articular com outros Estados para atuar conjuntamente em situações de emergência, como nas inundações por chuvas e barragens.

“No caso do estado de Roraima, essa necessidade é ainda mais urgente, considerando suas características sociais e econômicas, mas, também, pelos eventos extremos que vêm ocorrendo com maior frequência e intensidade nos últimos tempos, como o longo período de estiagem ocorrido neste ano”, pontua Lucas Souza no projeto, que ainda depende de análise na Procuradoria-Geral e de comissões da Casa, como a de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ser submetido ao plenário.

O deputado Lucas Souza (Foto: Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR)
Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.