Política

Denúncia contra Ângela Portela será analisada hoje no Senado

Nesta terça-feira, 08, o Conselho de Ética do Senado se reúne para analisar denúncia contra as senadoras que ocuparam a Mesa do Plenário, na sessão em que foi votada a reforma trabalhista. Na sessão convocada, o relator da denúncia deverá ser apontado. São alvos da denúncia a senadora Ângela Portela (PDT) e as colegas Regina Sousa (PT-PI), Fátima Bezerra (PT-RN), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Lídice da Mata (PSB-BA) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Foram 14 senadores, entre eles Elmano Férrer (PMDB) e Ciro Nogueira (PP), que assinaram documento endossando a denúncia contra as parlamentares. Há um pedido, assinado por mais de 20 senadores, para que João Alberto reconsidere a decisão de acolhimento da denúncia.

Caso o Conselho de Ética decida que a denúncia é procedente, as senadoras podem ser punidas com penas que variam de advertência e censura (verbal ou escrita), perda temporária do exercício do mandato e, em último caso, a perda do mandato, que teria que ser decidida pelo plenário da Casa.

As parlamentares ocuparam a Mesa do Senado em protesto, para tentar impedir a votação da reforma trabalhista. As senadoras defendem que sejam tratadas assim como foi Aécio Neves (PSDB), que teve seu caso arquivado, mesmo diante de denúncias bem mais graves.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.