
O delegado aposentado Francisco Araújo, conhecido como Delegado Francisco (PDT), foi empossado como vereador de Boa Vista na manhã desta quarta-feira (21), no plenarinho da Câmara Municipal. Ele substitui Marcelo Nunes, recém-nomeado como presidente do Instituto de Desporto, Juventude e Lazer (IDJuv).
Estavam na solenidade de posse o próprio Nunes e 14 vereadores, incluindo o presidente da Casa, Genilson Costa (Republicanos), além da presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil, Simone Arruda.
Após jurar prometer cumprir as legislações e constituições vigentes, Francisco Araújo disse que chega à Câmara “para somar”.
O presidente da Casa explicou que a sessão foi realizada no plenarinho, uma sala reduzida anexa à presidência, porque o plenário está em reforma.
Quem é Delegado Francisco
Francisco Evangelista dos Santos Araújo nasceu em 3 de abril de 1968, em Dom Pedro (MA). Em sua biografia, ele conta que já foi cobrador de ônibus, jornaleiro, engraxate, servente de pedreiro e até garimpeiro. E foi nesta última função que o fez despertar para os estudos após quase perder a vida para a malária.
Delegado Francisco se mudou para São Paulo após a mãe vender o botijão de gás de casa para ajudar a pagar a passagem e formou em Direito, em 2002. Em 2003, ele chegou a Roraima após ser aprovado no primeiro concurso público para delegado da PCRR. Durante o período, ele trabalhou como delegado de Caracaraí e na área do Meio Ambiente em Boa Vista.
Na política, entre 2006 e 2024, disputou sete eleições, tendo ficado como suplente em quatro oportunidades. Em uma delas, assumiu o cargo de deputado federal em 2012 com a cassação de Chico das Verduras.
Segundo colocado nas eleições para prefeito de Iracema em 2016, Francisco Araújo foi gestor municipal entre janeiro e março de 2017, quando uma liminar judicial favoreceu o primeiro colocado Jairo Ribeiro.
Naquele mesmo ano, Delegado Francisco assumiu a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Governo Suely, mas deixou o cargo três meses depois após alegar que sofreu boicote por querer acabar, por exemplo, com o meio expediente.
Atualmente, ele está aposentado da função que o trouxe ao Estado e atua como advogado e investidor do garimpo na Guiana. Nas redes sociais, ele costuma divulgar vídeos de humor para interagir com os seguidores.