Política

Comissão do senado visita Surucucu hoje

Esta será a primeira visita oficial da Comissão Temporária para acompanhar a crise humanitária vivida pelos Yanomami em Roraima

A Comissão Temporária Externa para acompanhar a crise Yanomami (CTEYanomami), do Senado, virá ao estado nesta quinta-feira (13) para a primeira visita à Terra Indígena. A previsão é de que os senadores acompanhem a situação em Surucucu e nas unidades hospitalares de Boa Vista.

Pela manhã, o grupo irá até Surucucu para ver a situação dos indígenas de Homoxi e Waikas, além do Polo base e do Hospital de Campanha construídos na região e atualmente mantidos pelas Forças Armadas. Em Boa Vista, a comissão irá pela tarde ao Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) e Hospital Geral de Roraima (HGR).

As informações foram divulgadas pelo senador Hiran Gonçalves (PP) no último domingo (09). De acordo com ele, ainda haverá uma audiência pública no auditório da Polícia Federal.

Escutas
Nesta terça-feira (11), a comissão debateu as medidas do governo para combater o garimpo na TI Yanomami e representantes dos Ministérios dos Direitos Humanos, da Justiça e da Defesa estiveram presentes para detalhar as ações de cada pasta na crise humanitária. Outras instituições e órgãos, como Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Funai (Fundação Nacional do Indígena), MPI (Ministério dos Povos Indígenas), Cimi (Conselho Indigenista Missionário) já foram escutados em outras reuniões.

CTEYanomami
A comissão foi criada após o anúncio de crise humanitária vivida pelos Yanomami em Roraima. O grupo irá avaliar o que aconteceu para gerar a crise, a logística de retirada dos garimpeiros e a de suporte aos Yanomami realizada pelo Ministério da Defesa, como foi a demarcação da reserva indígena, além de fazer proposições a curto, médio e longo prazo.

A CTEYanomami é composta por oito senadores: Chico Rodrigues (PSB/RR) é o presidente, Eliziane Gama (PSD/MA) é a vice-presidente e Dr. Hiran é o relator. Os senadores Humberto Costa (PT/PE), Mecias de Jesus (REPUBLICANOS/RR), Astronauta Marcos (PL/SP), Zenaide Maia (PSD/RN) e Leila Barros (PDT/DF) também compõe a comissão, que funcionará por 120 dias.