Política

Comissão aprova os 5 candidatos ao TCE após sabatina com portas fechadas

ALE-RR não divulgou à imprensa fotos e vídeos da reunião, tampouco informações sobre as perguntas feitas aos candidatos, nem mesmo o que eles responderam

A comissão especial externa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou os cinco candidatos ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) em sabatina echada ao público e à imprensa, realizada na pequena sala de reuniões da Presidência. Com isso, eles serão submetidos a votação fechada na próxima segunda-feira (22), no plenário da Casa. Por outro lado, a sessão será transmitida por TV e redes sociais da ALE-RR.

Seguem na disputa os deputados Coronel Chagas (PRTB) e Jorge Everton (União Brasil), a ex-procuradora do Estado, a advogada Maria da Glória de Souza Lima, o reitor da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Regys Freitas, e a primeira-dama de Roraima, Simone Denarium.

O candidato que obtiver 13 votos ou mais, o que corresponde a maioria absoluta dos votos, será escolhido conselheiro. Após a votação, o vencedor será nomeado pelo governador Antonio Denarium (Progressistas). Depois, o TCE-RR irá marcar a cerimônia de posse.

Enquanto era realizada a sabatina nessa quinta-feira (18), a Justiça de Roraima negou dois pedidos protocolados por advogados e alegou que o Poder Judiciário não poderia interferir em regras do Legislativo. Um deles solicitava que a votação para escolher o futuro conselheiro fosse aberta e que os documentos pessoais dos candidatos fossem divulgados. Outro pedia a suspensão do processo eleitoral por supostas irregularidades no deferimento da candidatura da esposa do governador do Estado.

Cada candidato teve 60 minutos para responder aos questionamentos dos membros da comissão especial externa, principalmente sobre conhecimentos jurídicos e contábeis relacionados ao cargo. A ALE-RR não divulgou à imprensa fotos e vídeos da reunião, tampouco informações sobre as perguntas feitas a eles, nem mesmo o que os postulantes responderam.

A comissão especial externa é composta pelos deputados Soldado Sampaio (Republicanos), presidente, Renato Silva (Pros), Isamar Júnior (PSC), Marcos Jorge (Republicanos) e Odilon (Podemos), membros.

*Por Lucas Luckezie