Política

Cerca de 92% da população tem residência ligada com rede de esgoto

Benefício foi ampliado a partir da instalação de uma estação elevatória de esgoto, informou o deputado federal Édio Lopes

O município de Mucajaí passou a contar com uma estação elevatória de esgoto. A obra foi construída a partir de uma emenda parlamentar no valor de R$ 600 mil, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Com a inauguração, 92% da população passou a ser beneficiada com uma interligação das residências para uma rede de esgoto.

Em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM neste domingo, 01, o deputado federal Édio Lopes (PL) ressaltou que a implantação do saneamento básico no Brasil recebe pouca atenção dos políticos, por ser um investimento alto e por ser uma obra que já na sua construção causa muitos transtornos.

“Quando o prefeito constrói a estação de esgoto, é comum as rádios estarem o dia inteiro com ouvintes reclamando das valas construídas na frente das casas, sem poder colocar o carro na garagem. Começa uma séria incompreensão da população sobre as obras de implantação do saneamento básico”, afirmou o parlamentar.

O deputado federal explica ainda que as pessoas acabam se esquecendo de como era a situação antes da implantação do saneamento básico, por ser uma obra que é enterrada e não fica à vista de todos no dia a dia, fazendo com que o investimento acaba atraindo pouco interesse dos políticos.

“As pessoas se esquecem de como são as fossas, que são criadouros de todo tipo de insetos. Os mosquitos que durante o dia estão na fossa, à noite estão dentro da casa do cidadão, podendo causar vários tipos de doenças”, ressaltou.

Para Édio, o investimento no setor é válido considerando a necessidade da população ter uma saúde de maior qualidade, especialmente, no interior do Estado. “Mucajaí hoje tem 92% de todos os seus domicílios ligados à uma rede de tratamento de esgoto. Esse é um índice que nos orgulha. Nós nos equiparamos com cidades do interior de São Paulo”, reforçou.

OBRA – A estação elevatória que comandará o esgotamento sanitário de uma grande área de Mucajaí foi inaugurada no dia 22 de outubro. A estrutura atenderá todo o Bairro dos Estados e o Bairro Mangueiral, no quadrilátero entre as avenidas Nossa Senhora de Fátima e Sebastião de Oliveira e a Rua Fortaleza e Padre Ricardo Silvestre.